Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja

Campanha Maio Laranja tem o objetivo de conscientizar a população

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), por meio do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), promoveu, entre os dias 21 e 23, uma série de atividades alusivas à campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Referência estadual, o SAMVVIS acolhe vítimas de Teresina e também de municípios do interior do Piauí. Em 2024, o serviço registrou 637 atendimentos.

Foto: Ascom NMDERNova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja

Com o tema “Maio Laranja: Conscientização e Prevenção em Foco”, a programação do evento incluiu três dias de palestras educativas voltadas a profissionais da saúde, assistência social, segurança pública e usuários da maternidade. Entre os temas abordados, estiveram os protocolos de atendimento às vítimas, profilaxia pós-exposição, entrega voluntária em casos de gestação decorrente de estupro e sinais de alerta de abuso em crianças e adolescentes.

Para a coordenadora médica do SAMVVIS, Manuela Gonçalves, a iniciativa é fundamental para romper o ciclo de silêncio e garantir uma rede de acolhimento e proteção. “Falar sobre o abuso sexual ainda é um desafio, mas é justamente o silêncio que perpetua essa violência. A campanha do Maio Laranja nos dá a oportunidade de informar, acolher e reforçar o compromisso da maternidade com a proteção das crianças, adolescentes e mulheres que passam por aqui todos os dias”, afirmou.

Foto: ReproduçãoNova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja

Marta Campelo, psicóloga do Hospital João Luís Morais, de Demerval Lobão, destacou que a semana de palestras tem sido fundamental para compreender melhor questões relacionadas ao tratamento e acolhimento de vítimas de violência, além de sua aplicação no ambiente hospitalar.

“Participar desse momento foi transformador. A troca de experiências com outros profissionais foi essencial. Mesmo atuando em contextos diferentes, lidamos com situações muito semelhantes no dia a dia hospitalar, especialmente quando se trata de violência infantil. Esse espaço de escuta, aprendizado e compartilhamento foi fundamental para ampliar nosso olhar e nos fortalecer como rede de apoio. Com certeza, volto para o hospital levando mais conhecimento, mais preparo e mais sensibilidade para lidar com essas situações”, destacou.

Foto: ReproduçãoNova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja
Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa promove ações pelo Maio Laranja

Exposição

Integrando a programação, a NMDER recebeu a Exposição Antídoto, realizada em parceria com a Galeria Terra Siena. A mostra artística apresenta obras que expressam a dor e o impacto do abuso sexual, mas também transmitem uma mensagem de esperança, superação e possibilidade de reconstrução da vida.

Comente