Oeiras possui quase 2 mil pessoas com pendências no título de eleitor
Em Teresina o procedimento está sendo realizado no Teresina Shopping, das 8h às 19hO Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI) está realizando um processo de alistamento para a regularização de cadastros eleitorais em todo o Piauí, com um dos principais alvos sendo a cidade de Oeiras que possui quase 2 mil pessoas com problemas cadastrais.
Segundo Rivelina Rodrigues, técnica judiciária da presidência do TRE-PI, Oeiras possui 31.255 eleitores cadastrados. Porém, 1844 não possuem biometria, com 1438 sendo da faixa etária de 18 a 24 anos. Boa parte dessas pendências eleitorais se deve ao fato de os cadastros terem sido feitos na época da pandemia, quando não era necessário a coleta de digitais, fotos e/ou assinaturas.

Apesar de não se cancelar imediatamente, Rivelina reforça a regularização o mais breve possível para evitar uma maior dificuldade em acessos promovidos pelo Gov.br. “A biometria traz transparência ao voto, além de vocês terem acesso a serviços da plataforma Gov.br e não terem problemas futuramente com bancos, com benefícios, com concursos, Enem. Então, quem estiver nesta lista (de pendências), compareça ao cartório para fazer o título, antes do final do alistamento, onde vocês enfrentarão grandes filas”.
Além disso, Rivelina destaca que o próprio TRE-PI está entrando contato com aqueles que precisam da regularização.
Em Oeiras, o alistamento segue até a próxima sexta-feira (24/10), no cartório eleitoral, das 7h até 13h, sendo necessário apresentar documento de identidade. Em Teresina o procedimento está sendo realizado no Teresina Shopping, das 8h às 19h.

É importante frisar que a regularização pode ser realizada em qualquer posto do TRE do Piauí, mesmo que o possuinte do título de eleitor não vote naquela cidade.