Orçamento Participativo no PI inicia fase de votação popular; veja como participar
OPA permite a participação direta dos cidadãos na definição das prioridades orçamentáriasA segunda fase do programa de Orçamento Participativo (OPA) começa, nesta sexta-feira (7), e é marcada pelo período de votação popular. A população piauiense poderá votar para eleger a proposta que quer ver executada em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. Todo o processo de votação ocorre de forma online, por meio do aplicativo Colab, site ou WhatsApp.
As entidades de bairro cadastradas lançaram 1.255 propostas, em que 838 propostas foram consideradas aptas a irem para fase de votação popular. Dessas, 397 são para Teresina, 85 em Parnaíba, 105 em Picos, 178 em Piripiri e 73 em Floriano.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Para ajudar nessa fase de mobilização, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento (Seplan) vai disponibilizar vans que serão “cabines móveis” para votação. Os automóveis já começaram a circular pelos bairros e zonas participantes (confira roteiro no Instagram do OPA), em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
Funcionamento das vans
Horários: Dois turnos (manhã e tarde), incluindo finais de semana, com 4 horas cada (8h às 12h e 14h às 18h).
Agendamento: As entidades podem solicitar o agendamento da van para seu bairro pelo WhatsApp do Suporte OPA.
Como votar
Você pode votar na proposta que julgar melhor para seu bairro ou região. Por meio de celular ou computador com acesso à internet, é só escolher um dos canais abaixo. Para facilitar, tenha em mãos o número da proposta para a qual pretende registrar seu voto. A votação encerra dia 17 de junho às 23:59.
ENTENDA
O Orçamento Participativo se consolidou em 2023, permitindo a participação direta dos cidadãos na definição das prioridades orçamentárias para suas comunidades. Inicialmente implantado em Teresina e Parnaíba, com R$ 50 milhões em investimentos, o programa foi ampliado para cinco municípios em 2024, totalizando R$ 65 milhões em recursos para obras e ações.