Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Ouvidoria-Geral do Piauí premia boas práticas e fortalece transparência

Premiação reconheceu projetos inovadores e ações de participação social no serviço público
Redação

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) realizou, nesta quinta-feira (18/12), uma solenidade especial para reconhecer iniciativas que fortalecem a transparência, a inovação e a qualidade dos serviços públicos estaduais. Durante o evento, foram entregues os prêmios do III Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública, que contou com a participação das 34 ouvidorias setoriais do Governo do Estado. A iniciativa valoriza ações que aprimoram o atendimento ao cidadão, ampliam o acesso à informação e fortalecem a cultura de participação social.

Também foram anunciados os vencedores do II Concurso de Fotografia, iniciativa da OGE/PI que destaca o olhar criativo do cidadão sobre a relação entre sociedade e gestão pública, estimulando a expressão artística e o engajamento social. A programação incluiu, ainda, a entrega de menções honrosas a parceiros institucionais que contribuíram para o sucesso das ações da Ouvidoria-Geral ao longo de 2025.

Durante a solenidade de premiação, o ouvidor-geral Raimundo Dutra destacou a importância do reconhecimento às ouvidorias setoriais que se destacaram ao longo do ano pelo fortalecimento da comunicação entre o Estado e a população.

“Esse concurso já é aguardado com muita expectativa pela nossa rede. Ele tem como objetivo reconhecer boas práticas, ações inovadoras e rotinas que contribuem para prestar um serviço cada vez melhor à população. A ouvidoria é, de fato, essa ponte que liga as demandas do cidadão ao Estado”, afirmou.

Segundo Dutra, critérios como volume de manifestações, projetos inovadores, protocolos, fluxos de trabalho e ações de aproximação com a sociedade foram considerados na avaliação, além da entrega de menções honrosas a parceiros institucionais que apoiaram o trabalho da OGE ao longo de 2025, concluiu.

A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressaltou o papel fundamental da Ouvidoria-Geral do Estado no acolhimento das demandas da sociedade e no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino, especialmente no enfrentamento à violência contra a mulher.

“A ouvidoria é um espaço essencial de escuta, mas também de informação, orientação, reclamação e sugestão. No nosso caso, recebemos muitas demandas relacionadas à violência contra a mulher e à busca por ajuda, o que reforça a importância desse canal”, destacou.

A gestora também chamou atenção para o alcance dos serviços, que ultrapassam as fronteiras do Piauí, recebendo demandas de outros estados, fortalecendo o diálogo com a sociedade e contribuindo para a autonomia, proteção e garantia de direitos das mulheres, explicou.

Homenageada com menção honrosa durante a solenidade da Ouvidoria-Geral do Estado, a diretora da Promoção de Cidadania LGBT, Joseane Borges, destacou o reconhecimento como reflexo do trabalho contínuo na execução de políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à promoção da cidadania da população LGBT.

“É a sensação de que estamos cumprindo nosso dever enquanto governo, promovendo políticas públicas para garantir voz e direitos à população LGBT. Essa parceria com a Ouvidoria fortalece essas ações e ajuda a enfrentar realidades duras, como a violência e a baixa expectativa de vida de travestis e transexuais”, afirmou.

Segundo a diretora, o trabalho diário busca ampliar espaços de fala e participação nos mecanismos do Estado e também no setor privado, reforçando que a luta é constante e precisa continuar para dar retorno e esperança à população atendida, concluiu.