Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí abre 15 mil novas empresas em 4 meses e se aproxima do total de 2024

Entre os segmentos com maior número de registros estão o comércio varejista e atacadista

O Piauí atingiu, em apenas quatro meses de 2025, quase 50% do total de empresas abertas em todo o ano de 2024. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado (Jucepi), foram formalizadas 15.172 novas empresas até o fim de abril, o que representa 49,97% das 30.359 registradas no ano anterior.

Esse desempenho expressivo é atribuído, principalmente, à digitalização dos serviços e à agilidade nos processos. Atualmente, o tempo médio para abrir uma empresa no estado caiu para 16 minutos. “A facilidade que um empresário tem dentro desse ambiente, que é muito célere e fácil de constituir uma nova empresa ou acessar outros serviços, é um diferencial”, afirma a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Foto: ReproduçãoPiauí abre 15 mil novas empresas em 4 meses e se aproxima do total de 2024
Piauí abre 15 mil novas empresas em 4 meses e se aproxima do total de 2024

Entre os segmentos com maior número de registros estão o comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços. Além disso, há uma mudança significativa no perfil das empresas: negócios de maior porte estão se instalando no estado, o que reforça a confiança do mercado na economia local.

Segundo Alzenir Porto, esse novo cenário está diretamente ligado à atuação do governador Rafael Fonteles. “As empresas que estão vindo têm um porte bem maior do que aquelas que até então estávamos acostumados. Não resta dúvida que os atrativos levados pelo nosso governador, fora do estado e fora do país, são fatores preponderantes para essa nova realidade”, destacou.

Comente