Piauí adere ao Escuta SUSP e firma convênio para câmeras corporais na SSP
As medidas visam aprimorar as abordagens policiais, garantir mais transparênciaO Piauí oficializou, nesta quarta-feira (19/02), sua adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line para Profissionais de Segurança Pública – Escuta SUSP. A solenidade aconteceu na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar e contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais do setor.

“A violência não se combate com violência, mas com inteligência, com dados, com estratégia. Por isso que a gente está aqui subscrevendo esse plano nacional, em que as câmaras serão adotadas de maneira ininterrupta, dentro de um plano nacional. Então, o ministro de Ricardo Lewandowski lançou esse projeto, e o secretário nacional, Mario Sarrubbo, está aqui hoje, e a gente vai apresentar isso à sociedade”, abordou o secretário de segurança Chico Lucas.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Além do projeto de assistência psicológica, o evento marcou a assinatura do Programa de Uso da Força e do convênio para a implementação de câmeras corporais nas forças de segurança do estado. As medidas visam aprimorar as abordagens policiais, garantir mais transparência e oferecer suporte à saúde mental dos agentes.

"O Piauí é um dos estados que tem proporcionado redução dos índices de criminalidade, é um estado que tem bons projetos de segurança pública, bons projetos de educação. A questão das facções criminosas é um problema não só do Brasil, é um problema da América Latina como um todo. Nós precisamos enfrentar com tecnologia, com integração das nossas forças policiais e é isso que estamos procurando fazer”, ressaltou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.

O Escuta SUSP, instituído pelo Governo Federal, permitirá que policiais civis, militares, bombeiros, peritos e policiais penais do Piauí tenham acesso a atendimento psicológico on-line, reduzindo impactos emocionais da profissão. Já as câmeras corporais reforçarão a fiscalização das ações policiais, garantindo maior segurança tanto para os agentes quanto para a população.

“O uso da tecnologia em todos os setores tem se tornado cada dia mais essencial para a boa prestação do serviço. O uso das câmaras, no meu ponto de vista, ele vai ajudar, sobretudo, aos bons policiais militares, que são a grande maioria. Sou a favor da transparência, sou a favor do acompanhamento das ações dos policiais em todos os níveis”, declarou o secretário de Justiça, Carlos Augusto.
