Piauí é destaque no Jornal Nacional em recuperação de celulares roubados
O governador Rafael Fonteles publicou em suas redes sociais mais esse destaque a nível nacionalO Jornal Nacional, exibiu na noite desta quinta-feira (18/07) uma matéria repercutindo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontando que a insegurança ainda é uma das maiores preocupações da população em todo o país e destacou o sistema de recuperação de celulares do Piauí de forma positiva.
Na reportagem, o jornal frisou que além do roubo do aparelho, os bandidos usam o celular para uma outra modalidade de crime que cresce sem parar desde 2018, o estelionato. Segundo o anuário, a média é de um golpe a cada 16 segundos. São links falsos, promoções fictícias, ladrões que simulam liberações bancárias ou que se passam por conhecido pedindo ajuda em dinheiro.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

No Piauí, mais de cinco mil celulares já foram recuperados e devolvidos para os seus respectivos donos. Com a ajuda do setor de inteligência, a polícia piauiense desenvolveu um programa de computador pra analisar e agrupar as informações dos registros dos furtos e roubos e, numa parceria com o Judiciário, não precisa mais abrir um procedimento pra cada caso. Uma única investigação passou a incluir centenas, milhares de aparelhos o que ficou mais fácil e mais ágil acompanhar o que acontece com os celulares depois que eles saem das mãos dos verdadeiros donos.
Com esse banco de dados enorme, que inclui o IMEI - número de registro de cada aparelho, a polícia do Piauí consegue saber exatamente onde foi parar cada telefone, e com quem ele está. Isso é possível porque as operadoras de telefonia são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados.
O governador Rafael Fonteles publicou em suas redes sociais mais esse destaque a nível nacional.
“Entre os diversos índices apontados, o Piauí somos destaque de forma positiva. Nosso sistema de recuperação de celulares é visto como um exemplo a ser seguido. Estamos mostrando que iniciativas inovadoras constroem uma realidade melhor para todos e todas. Esse é o caminho!”, publicou.