Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí sedia reunião do G20 como exemplo de combate à fome nos últimos 20 anos

Com a implementação de programas sociais, o estado deu um salto nas últimas duas décadas

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promoveram nesta segunda-feira (20/05), os eventos do G20 Social em Teresina no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). 

A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense entre os dias 22 e 24 de maio. 

Foto: Conecta PiauíPrimeiro dia de reunião do G20
Primeiro dia de reunião do G20

A reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), abordou as propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que compõem a Caisan deram suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. 

A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, comentou durante a coletiva de imprensa sobre os estudos que balizaram a reunião.

“Foram encomendados vários estudos balizadores do que que foi praticado em vários países e que deu resultado e também o que deu errado, para que se possa fazer a elaboração de extremos. Nesses estudos, o Pnud olha para o Brasil como uma forma de organização que dá resultado, lembrando que o presidente Lula lançou o Fome Zero no Piauí, porque naquela época éramos o estado mais pobre do país”, disse Wellington Dias.

Foto: Conecta PiauíWellington Dias
Wellington Dias

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, comentou sobre a honra em receber a reunião do G20 em Teresina.

“É uma grande honra para nós recebermos essa reunião, talvez a mais importante da área social, antes das reuniões finais no Rio de Janeiro, exatamente porque o Piauí tem indicadores de superação da desigualdade nos últimos anos e isso vai ser demonstrado. Claro que a sociedade civil vai elaborar um documento para encaminhar para a reunião técnica”, disse Rafael Fonteles.

Foto: Conecta PiauíRafael Fonteles
Rafael Fonteles

O ministro-chefe da secretaria-geral da presidência do Brasil, Marcio Macedo, relatou a importância da reunião que acontece nesta segunda-feira (20).

“Aqui é uma reunião muito importante que é da Câmara Interministerial que se debruça sobre o combate à fome e o enfrentamento da desigualdade no nosso país e no mundo. Nossa reunião é preparativa para o que vai acontecer no Brasil” disse o ministro.

Foto: Conecta PiauíMárcio Costa Macêdo
Márcio Costa Macêdo

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, afirmou que o evento é ímpar para o Piauí.

“Realmente é um momento ímpar, singular, para o nosso estado saber que o Piauí ele foi há 21 anos o estado escolhido para o lançamento dos programas sociais”, comentou presidente do TJ.

Foto: Conecta PiauíO presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida
O presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida

Outro ponto alto foi o seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza", que apresentou uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. Em sua pesquisa, o também sociólogo apontará o desenvolvimento enfrentado pelo Piauí a partir de 2000 até chegar aos dias atuais.

"Apresentaremos um Piauí que, embora ainda tenha desafios a enfrentar, está no caminho certo para alcançar níveis mais altos de desenvolvimento humano. É um estado que conseguiu resultados expressivos nas mais diversas áreas, especialmente saúde, educação e economia", adiantou o pesquisador Antônio Claret. 

Luciana Servo, presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), destacou que o governo brasileiro propõe uma aliança global de combate à fome e a pobreza. 

Foto: Bruno Simeão / Conecta PiauíLuciana Servo, presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Luciana Servo, presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

“O que a gente consegue perceber é que a gente teve uma mudança de rota em relação a política para a fome. Ela foi colocada como prioridade em vários sentidos, primeiro ela foi colocada desde o início do governo e agora ela está em um período em que o Brasil está presidindo os 19 países mais União Europeia e União Africana que estão vindo ao Brasil discutir políticas nacionais e internacionais”, disse. 

O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, destacou que todos os países buscam a erradicação da fome e que é importânte fazer uma aliança. 

Foto: Bruno Simeão / Conecta Piauírepresentante da FAO no Brasil, Jorge Meza
representante da FAO no Brasil, Jorge Meza

"É importante um evento deste dia, no qual a gente teve como ver exemplos na prática como o Piauí, como é possível fazer articulação de políticas e com isso reduzir efetivamente a situação de fome e também de pobreza nas populações. Acho que a gente discutir hoje vai ser muito bom, em sumo, agora no contexto do G20 é um processo onde vão se dando passos onde os líderes é importante fazer uma grande aliança", falou. 

Thiago Silva, coordenador da Força-Tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza pela trilha de Finanças do G20, pontuou que o debate é uma prioridade do governo do presidente Lula.

“Essa discussão aqui em Teresina busca trazer a sociedade civil para o debate que é uma prioridade do presidente Lula de modo que a aliança global saia com uma boa conexão entre preocupações e ambições econômicas, preocupações e ambições sociais também, já que o combate a fome e a pobreza é uma prioridade dessa presidência e um tema que vem sendo tratado com muita seriedade no âmbito do G20”, pontuou. 

Foto: Bruno Simeão / Conecta PiauíThiago Lima, coordenador da Força-Tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza pela trilha de Finanças do G20
Thiago Lima, coordenador da Força-Tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza pela trilha de Finanças do G20

A população pode acompanhar, acessando o canal do Youtube do Governo do Estado do Piauí.

Tópicos

Comente