Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Prazo para regularizar Título de Eleitor vai até dia 08 de maio; veja os serviços

Após a data, o cadastro eleitoral estará fechado para organização da logística de votação do pleito

Faltam exatamente nove dias para o término do prazo para cidadãos e cidadãs tirarem o título de eleitor a fim de votar nas Eleições Municipais de 2024. É necessário requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, em principal, para realizar a coleta da biometria.

Foto: Reprodução/TREPrazo para regularizar Título de Eleitor vai até dia 08 de maio
Prazo para regularizar Título de Eleitor vai até dia 08 de maio

O dia 8 de maio também é a data-limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais na Justiça Eleitoral. Após a data, o cadastro eleitoral vai estar fechado para a organização da logística de votação do pleito.

Segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio, entre outras solicitações, pode ser recebido nos 150 dias anteriores aos dias de votação. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro.

Ao Conecta Piauí, Isabel Torres, chefe da 98ª Zona Eleitoral, explicou que diversos serviços e dúvidas podem ser resolvidos de forma online, através da plataforma Autoatendimento TSE, sendo direcionado à Carta de Serviços. Caso haja problemas e/ou inconsistências de dados, o eleitor deve procurar ajuda de forma presencial.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíIsabel Torres, chefe da 98ª Zona Eleitoral de Teresina
Isabel Torres, chefe da 98ª Zona Eleitoral de Teresina

“O prazo de 8 de maio é um prazo improrrogável em que o cidadão que não tem título eleitoral deve buscar presencialmente o seu alistamento eleitoral. Demais serviços para o eleitor, como revisão de dados, alteração de nome, mudança de endereço, ou transferência, que é o serviço quando o eleitor precisa mudar seu domicílio eleitoral, além da quitação de multa, estamos recomendando que busquem através da plataforma online”, pontuou Isabel Torres.

Veja o vídeo:

O que levar para atendimento?

Para quem vai tirar o título de eleitor, é necessário apresentar na unidade da Justiça Eleitoral:

  • documento oficial de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não deve ser utilizada para o alistamento;
  • comprovante de residência emitido nos últimos três meses;
  • comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade).

Atenção: a apresentação de mais de um documento será exigida nas situações em que o primeiro documento apresentado não contenha, por si só, todos os dados para os quais se exige comprovação.

Comente