Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Prefeito de Landri Sales pede empréstimo milionário e levanta suspeitas no Piauí

Segundo a candidata Adriana Sá, o projeto foi aprovado sem passar pelas comissões da Câmara
Redação

Em uma sessão marcada pela urgência e controvérsia, a Câmara Municipal de Landri Sales aprovou, nessa quinta-feira (15/08), um projeto de lei de sansionada pelo prefeito Delismon Soares, que autoriza a contração de um empréstimo de quase R$ 2 milhões junto ao Banco do Brasil. O montante será destinado à implantação de um projeto de energia solar no município e ao investimento em iluminação pública. A decisão, tomada por maioria dos vereadores, tem gerado preocupações.

Foto: ReproduçãoAdriana Sá e Delismon Soares
Adriana Sá e Delismon Soares

A principal questão levantada pela candidata a prefeita Adriana Sá é o regime de urgência adotado para a aprovação do projeto. De acordo com informações obtidas pelo Conecta Piauí, o projeto foi votado sem diálogo com as comissões da Câmara, um procedimento que, para muitos, compromete a análise necessária sobre o impacto do endividamento municipal.

“A matéria é complexa e jamais deveria ter sido aprovada em regime de urgência sem passar pelas comissões da Câmara”, afirmou a candidata. Segundo ela, há alternativas para a obtenção dos recursos necessários sem que o município precise se endividar. Entre as opções sugeridas estão a busca de recursos junto ao Governo do Estado ou por meio de emendas parlamentares.

Foto: ReproduçãoDocumento de aprovação do empréstimo
Documento de aprovação do empréstimo

A preocupação se intensifica pelo fato de Landri Sales já estar comprometida com um empréstimo de R$ 3 milhões junto à Caixa Econômica Federal, destinado ao programa Avançar Cidades. Essa aquisição financeira, conforme Adriana, pode impactar negativamente as finanças públicas do município, aumentando a pressão sobre o orçamento municipal.

Embora o investimento em energia solar e em melhorias na iluminação pública sejam reconhecidos como importantes para o desenvolvimento local, há a preocupação sobre novos créditos. “Importante ressaltar que não somos contra a implantação de energia solar nos órgãos públicos, entretanto, esse recurso pode ser conseguido sem endividamento do Município”, ressaltou a candidata.

Comente