Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Primeira viagem do trem da Transnordestina marca início da operação da ferrovia

Governador Rafael Fonteles acompanhará o trajeto, além de outras autoridades

A Transnordestina vai dar um passo histórico nesta sexta-feira (24), com a primeira viagem do trem de cargas entre Bela Vista do Piauí e Iguatu, no Ceará. O percurso marca o início da operação da ferrovia, considerada uma das obras mais importantes para o desenvolvimento econômico do Nordeste.

Foto: ReproduçãoPrimeira viagem do trem da Transnordestina marca início da operação da ferrovia
Primeira viagem do trem da Transnordestina marca início da operação da ferrovia

A viagem inaugural, que deve durar cerca de 20 horas, foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ocorrerá na modalidade de transporte comissionado. O trem transportará uma carga de milho ao longo de 585 quilômetros de trilhos.

O carregamento será feito nas proximidades do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (TIPI), em Bela Vista, estrutura própria da Transnordestina Logística S.A (TLSA). O descarregamento está previsto para o sábado (25), próximo ao local onde está sendo construído o Terminal Logístico de Iguatu, empreendimento privado que deve fortalecer o escoamento da produção agrícola na região.

Os governadores Rafael Fonteles (PI) e Elmano de Freitas (CE), além de outras autoridades, acompanharão o trajeto.

Com 1.206 km de extensão total, a Transnordestina é atualmente a maior obra linear em andamento no Brasil, empregando mais de 4 mil trabalhadores. A primeira fase já atingiu 78% de avanço físico, com 676 km concluídos e 280 km em construção simultânea.

Nos lotes 4 e 5, estão sendo instalados trilhos, dormentes e brita em um trecho de 108 km. Já nos lotes 6, 7, 8 e 11, as equipes trabalham em obras de bueiros, pontes, viadutos e terraplanagem em mais 178 km.

Segundo a TLSA, a previsão é de que a fase 1 seja concluída em 2027, conectando o Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará. Já o trecho que passa por Eliseu Martins e Paes Landim deverá ser retomado no início de 2026, com entrega estimada para 2028, um ano e meio antes do cronograma original.

Comente