Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Protetor de animais cria fake news sobre eutanásia de gato

Ativista distorce lei de proteção animal ao criticar eutanásia de gato em Teresina
Redação

O protetor Fernando Machado, responsável pelo Lar do Nando, divulgou fake news, compartilhada nas redes sociais do Instituto Pauta Animal Piauí, deturpando a lei estadual que protege animais, de autoria do deputado Fábio Novo, e sancionada pelo governador Rafael Fonteles.

Foto: Reprodução/InternetProtetor de animais cria fake news sobre eutanásia de gato

Querendo responsabilizar a lei – e não a omissão da prefeitura em atender às exigências da norma - Fernando divulgou vídeo de um gatinho que foi submetido a eutanásia, no Centro de Zoonoses de Teresina, e atacou a legislação que, na verdade, é uma garantia de proteção aos animais.

A Lei 8598/25 só admite a eutanásia dos bichos em último caso, já que a legislação prevê que, antes de sacrificar um animal, o Centro de Zoonoses, que é um órgão da Prefeitura de Teresina, deve exigir um laudo de responsável técnico que ateste que o animal esteja acometido de males, doenças graves e/ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis, o que parecia não ser o caso do gatinho exibido no vídeo.

No vídeo exposto por Fernando, caberia, portanto, ao Centro de Zoonoses, em obediência à lei estadual, exigir o laudo de um responsável técnico, antes de praticar o procedimento da eutanásia no animal. Em caso da desobediência à legislação, a responsabilidade pela omissão cabe ao Município, que é quem gerencia o Centro de Zoonoses.

Comente