Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Prourbe entrega 4 mil registros de imóveis no bairro Mocambinho

O conjunto aparece no cenário de Teresina como um dos maiores e mais desenvolvidos bairros da cidade

O Programa de Regularização Fundiária Urbana (ProUrbe), da Secretaria da Administração do Piauí (Sead), alcançou a marca de mais de 30 mil imóveis regularizados no estado. Parte desse número está concentrada no bairro Mocambinho, na zona norte da capital, um núcleo histórico que aguardava há mais de 40 anos pela regularização de imóveis na região. A primeira etapa das entregas foi realizada na tarde desta quarta-feira (04/09), na praça da Telemar, com a presença do governador Rafael Fonteles, marcando um momento significativo para os moradores que finalmente obtiveram a regularização de suas propriedades.

O governador Rafael Fonteles destacou que está muito feliz em promover junto com toda a equipe, o maior programa de regularização fundiária da história do Piauí e do Brasil. 

Foto: Conecta PiauíProurbe entrega 4 mil registros de imóveis no bairro Mocambinho
Prourbe entrega 4 mil registros de imóveis no bairro Mocambinho

"Muito feliz de participar de mais uma solidariedade do Prourbe, já são mais de 30 mil imóveis regularizados só nesse ano, garantindo dignidade e segurança para as famílias e também aquecendo a economia, porque quando é o registro imóvel a possibilidade de financiamentos também. Então, é uma razão social e econômica ao mesmo tempo,agradecer a parceria com o Tribunal de Justiça, com a Assembléia Legislativa, com os cartórios que conseguimos aqui no Piauí, um modelo mais rápido, mais ágil, menos burocrático, de regularização em massa. Hoje, aqui no Mocambinho, mais de 4 mil imóveis sendo entregues nesse dia hoje, e eu estou muito feliz de promover, junto com todos esses atores que fazem o Estado do Piauí, o maior programa de regularização fundiária da história do Estado do Piauí e do Brasil", disse o governador. 

No bairro Mocambinho foram regularizadas 4 mil moradias. A superintendente de Patrimônio Imobiliário da Sead, Caroline Viveiros, destaca a celeridade dos processos e o êxito em poder entregar uma documentação tão aguardada pela população em mãos.

Foto: Conecta PiauíCaroline Viveiros
Caroline Viveiros

"Essa unidade está marcando o nosso grande marco de 30 mil unidades, mais de 30 mil unidades já regularizadas em todo o Estado. A gente vem trabalhando incansávelmente, em Teresinha, Parnaíba e vários outros municípios, tentando trazer essa garantia para a população. E aqui no bairro Mocambinho que também é um dos maiores, o maior que a gente já fez até então, o Conjunto Habitacional. E aí, aqui a gente já vai dar benefício a mais de 4 mil unidades, mais de 4 mil famílias que vão ser beneficiadas com seus registros de imóveis e de forma gratuita", disse Caroline. 

Francisco Costa, deputado federal, destacou que o projeto tem solucionado a regularização fundiária em Teresina. 

Foto: Conecta PiauíFrancisco Costa
Francisco Costa

"Realmente é uma grande novidade aqui para o estado do Piauí. Um projeto mais ousado, de resposta rápida, uma parceria do governo do estado e do Tribunal de Justiça, que tem solucionado o problema da regularização fundiária urbana a nossa capital Teresina, mas também de outros municípios do interior", disse 

O conjunto habitacional José Francisco de Almeida Neto, Mocambinho, foi construído em uma área que pertencia a uma antiga fazenda, de mesmo nome, que na etimologia da palavra significa “cabaninha. Com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, ele aparece no cenário de Teresina como um dos maiores e mais desenvolvidos bairros da cidade.

Carlos Edilson, diretor-geral da ADH, falou da importância do programa que vai regularizar mais de 4 mil imóveis no Mocambinho.

Foto: Conecta PiauíProurbe entrega 4 mil registros de imóveis no bairro Mocambinho
Prourbe entrega 4 mil registros de imóveis no bairro Mocambinho

"Hoje é um dia histórico, vamos abrir a possibilidade de entregar documentos das pessoas que residem nessa casa no Mocambinho há bastante tempo. Nós temos aqui pessoas que residem há mais de 20 anos e somente têm a posse da sua casa. E esse programa, o PROURBE, essa parceria do Estado com o Tribunal de Justiça, por meio da Secretaria de Administração, vai levar a propriedade, vai fazer com que a pessoa tenha seu direito garantido.", falou. 

Tópicos

Comente