ProUrbe: Sead vai regularizar mais de 2 mil imóveis no município de Piripiri
A cidade recebeu o cadastro social de moradores no programa de regularização no sábado (25)A Secretaria de Administração (Sead), por meio da Superintendência de Patrimônio Imobiliário (SPI), deu início ao cadastro social de moradores no Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe) nos bairros Prado e Expedito Resende em Piripiri. O prazo para o cadastro encerra dia 3 de maio, com a expectativa de regularizar cerca de 2.314 imóveis no município.

A superintendente de Patrimônio Imobiliário da Sead, Caroline Viveiros, explica a importância da etapa de cadastros para o recebimento gratuito do registro de imóvel pelo programa. “Começamos o cadastro social aqui em Piripiri e sempre que iniciamos esse passo reforçamos a necessidade de a comunidade abrir suas portas e receber nossa equipe. Esses dados que são captados pela nossa equipe são as informações que irão possibilitar a produção segura do registro de imóvel de forma gratuita pelo nosso programa”, finalizou.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A técnica em saúde bucal, Rosângela Paiva, moradora do bairro Prado, foi uma das primeiras a realizar o cadastro. “Foi uma experiência boa, uma oportunidade de poder ter a documentação certinha da nossa casa. Agora tô na expectativa de receber”, completou.
O cadastro de moradores antecede a etapa de entregas de registros de imóveis e é a etapa mais importante no processo de regularização pelo ProUrbe. É nela que os dados dos imóveis e dos moradores são anexados dentro do sistema, sendo enviados e analisados pela gerência responsável. Após essa etapa os registros de imóveis podem ser entregues em mãos, solenidade que deve acontecer ainda no início do mês de Julho.
ProUrbe
O ProUrbe faz parte da Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída por meio da lei nº 8.153/23, com o objetivo de identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos seus respectivos ocupantes. Todo o processo é feito de forma gratuita aos beneficiários.