Rafael Fonteles destaca potencial produtivo e industrial em investimentos no Piauí
Fonteles destacou que divulgar o potencial do Piauí é essencial para impulsionar a industrializaçãoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, concedeu entrevista ao IEL TV, nesta quinta-feira (27/03), abordando os recentes avanços e investimentos no estado, com destaque para a geração de empregos diretos no litoral piauiense com o projeto de Hidrogênio Verde. O governador relembrou o processo de negociação que garante investimentos, ressaltando a importância das viagens ao exterior para atrair grandes empresas.

Atração de investimentos e industrialização do Estado
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Fonteles destacou que divulgar o potencial do Piauí é essencial para impulsionar a industrialização. O gestor ressaltou que o desenvolvimento do estado depende da agregação de valor e da instalação de indústrias, processo que exige tempo e investimentos estruturantes em logística, parques industriais e infraestrutura.
“O que nós estamos fazendo no Piauí é na velocidade maior do que já se viu em qualquer projeto sendo estruturado de grande porte em qualquer lugar do mundo”, afirmou.
O governador mencionou ainda a importância da agroindústria, setor que já se destaca no estado com a produção de grãos no Cerrado. O foco agora, segundo ele, é expandir frigoríficos, usinas de biocombustíveis e indústrias de algodão, setores que oferecem empregos de alto valor agregado.
Energia renovável e o futuro do Hidrogênio Verde
Fonteles reforçou a relevância da energia renovável no estado, destacando que a produção de energia solar e eólica já gera benefícios econômicos, mas que o grande salto será a industrialização dessa matriz energética. Segundo ele, o hidrogênio verde é o combustível do futuro, substituindo gasolina, diesel e gás natural sem gerar emissões de gás carbônico.
“Se eu já tenho o potencial aqui solar e eólico, eu já tenho terras disponíveis, espaço disponível, eu tenho ZPE, nós destravamos o processo do Porto. Por que não sermos um estado que vai atrair a maior indústria de hidrogênio para o Brasil e para a América do Sul?”, questionou.
Infraestrutura e desenvolvimento econômico
Além dos investimentos industriais e energéticos, o governador enfatizou a necessidade de melhorias na infraestrutura do estado. Ele destacou que a ampliação e modernização das estradas piauienses são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico, facilitando o tráfego interestadual de empresas e fomentando a geração de trabalho e renda.