Rafael Fonteles é condecorado com a mais alta honraria da Marinha do Brasil
Governador recebeu a Medalha Mérito Tamandaré, concedida durante a Solenidade da Entrega da MedalhaComo parte das comemorações pelo Dia do Piauí, o governador Rafael Fonteles foi homenageado, na manhã deste sábado (18), durante a solenidade da entrega da medalha do Mérito Naval, realizada pela Marinha do Brasil, na Capitania dos Portos, em Parnaíba. Rafael Fonteles foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré.
“Muito feliz em receber esta, que é a maior comenda da Marinha do Brasil. Carrego essa medalha com muito orgulho, porque sei da importância da Marinha do Brasil para o desenvolvimento do Brasil e agora do Piauí. Temos uma experiência de cooperação muito forte, no desenvolvimento do Porto do Piauí. Sou muito grato, a todos que fazem a Marinha do Brasil, aqui na Capitania dos Portos, em Belém, que é o nosso comando naval, o nosso distrito naval, no Rio de Janeiro, em Brasília, todos ajudando a destravar com segurança essa operação logística que vai mudar a vida econômica e social de Parnaíba, do Piauí e do Brasil”, afirmou o governador.

O Porto Piauí é um importante instrumento de desenvolvimento econômico do Estado, estratégico para o escoamento da produção agrícola, para a cadeia produtiva pesqueira do litoral piauiense e para a produção do hidrogênio verde. “Vejo um futuro muito promissor para o Porto Piauí. Não se trata apenas de ter um porto por uma questão simbólica ou para resolver uma pendência histórica, mas de enxergar, de fato, uma visão de longo prazo, de grande potencial de desenvolvimento que essa estrutura trará para o Estado”, completou Rafael Fonteles.
“O Governo do estado do Piauí é um parceiro estratégico. A gente tem fomentado essa possibilidade do avanço da infraestrutura logística, principalmente utilizando as hidrovias e os portos. Porque a gente entende que isso é um crescimento natural e uma boa possibilidade de desenvolvimento econômico e social. O agronegócio tem crescido no sul do estado, a possibilidade do escoamento de minério, e agora, futuramente, com a margem equatorial, isso vai trazer grandes possibilidades, principalmente para os piauienses”, afirmou o comandante do Quarto Distrito Naval (Com4ºDN), vice-almirante Adriano Marcelino Batista.

Além do governador Rafael Fonteles, o secretário de Estado do Agronegócio, Fábio Xavier, também foi agraciado com a medalha.
Essa é a mais alta honraria concedida pela Marinha, instituída pelo Decreto nº 24.659 em 1934, e reconhece militares que se destacaram na profissão, além de instituições civis e militares e outras personalidades, tanto nacionais quanto estrangeiras. A solenidade ocorre anualmente.