Rafael Fonteles homenageia grandes nomes do agronegócio piauiense durante Expoapi
A solenidade marca o reconhecimento à produtores, técnicos e empresas que se destacam no agronegócioO governador Rafael Fonteles presidiu, nesta terça-feira (03/12), a Cerimônia de Outorga da Medalha Estadual do Mérito Agropecuário João Mendes Olímpio de Melo. A solenidade, que aconteceu no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, faz parte da programação da 73ª Expoapi e marca o reconhecimento aos produtores, técnicos e empresas que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento do agronegócio piauiense.
“Temos que reconhecer aqueles que fazem a agropecuária do Piauí, sejam investidores, sejam técnicos, sejam instituições, que agora vive uma nova fase, a fase da industrialização, a fase dos frigoríficos, de usinas de biocombustível, de fazendas irrigadas, de indústrias de beneficiamento de algodão”, abordou o governador Rafael Fonteles.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Então teremos um novo momento nesse estado, que já tem uma origem agrícola, que tem boa parte da sua economia vinculada ao campo, seja com agricultura familiar, seja com agronegócio, e que agora vai poder agregar mais valor, gerar mais renda, mais oportunidades, mais empregos de melhor qualidade, com o advento da agroindústria, todo o vapor, no sul e no norte do estado, e potencializado com a irrigação”, completou.
Foram agraciados pela honraria nove personalidades na categoria produtor, cinco na categoria técnico, quatro instituições e duas na categoria empresa.
“Essa exposição, ela já é uma das maiores, se não a maior, do Nordeste. E isso traduz a importância dos nossos criadores, daqueles que criam e que fazem a pegada crescer. nesse momento, é o momento da consagração técnica do ano, se faz o que o governador escolhe, Teresina, para que possa estar homenageando as empresas e os criadores que se destacaram naquele ano”, destacou o deputado estadual e proprietário da Fazenda JM, João Mádison.
Instituída em 1992, a Medalha do Mérito Agropecuário homenageia aqueles que, com dedicação e inovação, impulsionam o crescimento do setor rural do estado.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de entidades do setor e dos homenageados. O evento foi um momento de celebração e fortalecimento do agronegócio piauiense.
"É com profunda satisfação que estamos aqui representando a Fundação, nosso superintendente, professor Dr. Antônio Vinícius, para receber esse prêmio de honraria pelos serviços desenvolvidos através dos projetos realizados em parceria com o governo do Estado no âmbito do agronegócio. A Fadex entra na execução de projetos que viabilizam ações de desenvolvimento do Estado. Na parte do agronegócio, alguns projetos já realizados, algumas em execução”, pontuou Adriana Melo, representante da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).
A premiação é um incentivo para que cada vez mais pessoas e instituições invistam em práticas sustentáveis e inovadoras no campo, contribuindo para um futuro mais próspero.
“Eu fico muito bem entrando em Teresina, um frequente da Expoapi, há mais de 30 anos, e fico feliz de o governador Rafael ter lembrado do meu nome, para me dar essa condecoração. Eu acho a Expoapi muito importante para a região, uma das exposições mais importantes do Nordeste hoje, com certeza, e isso deve ser a abnegação de todos nós, mas principalmente os criadores do Piauí, que fazem dessa exposição, um dos grandes eventos do país”, contemplou o empresário Nelson José.