Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governo lança 'Made In Piauí', progrograma para impulsionar produção local

A plataforma deve conectar produtores piauienses com consumidores em todo mundo
Redação

Nesta quinta-feira (03/04), o governador Rafael Fonteles lançou, no Palácio de Karnak, o programa Made In Piauí. A iniciativa, liderada pela Investe Piauí, teve como objetivo valorizar a produção local, ampliar a presença dos produtos piauienses nos mercados nacional e internacional e fortalecer a economia estadual. A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíGoverno lança programa Made In Piauí para valorizar e impulsionar produção local
Governo lança programa Made In Piauí para valorizar e impulsionar produção local

Como um dos pilares do programa, foi lançada a Plataforma Marketplace Made In Piauí, um ambiente digital que conecta empresas e artesãos piauienses a consumidores de diversas regiões do Brasil e do mundo. A plataforma facilita a exposição e comercialização dos produtos locais, ampliando as oportunidades de negócios e fortalecendo a competitividade das marcas piauienses no mercado digital.

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, destacou que a grande dificuldade dos produtores hoje é conseguir vender seus produtos em grande escal, e a plataforma deve mitigar esse problema. "A plataforma é uma plataforma muito ágil, uma plataforma que é uma bateria com os correios, uma plataforma que trabalha com uma tecnologia muito simples para que todos possam operá-la, tanto quem compra, tanto obviamente quem vende. Às vezes são pessoas que não têm muita habilidade com o uso dessas plataformas digitais. A gente também tem ali nela embarcado vários vídeos, toda uma equipe de suporte", disse o presidente. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíVictor Hugo, presidente da Investe Piauí
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí

Esse é apenas mais um investimento que integra os meios tecnológicos ao desenvolvimento econômico e social do estado, algo que o governador Rafael Fonteles vem apostando positivamente.  "Nós temos milhares de pessoas que dependem do artesanato, da moda, da gastronomia e o que nós queremos é conectar esses produtores de arte, de cultura, de alimentos, de bebidas que tem a conotação da Piauí cidade com os consumidores do Piauí do Nordeste, do Brasil e do mundo. Então nós temos agora a plataforma Made in Piauí, é um marketplace com toda a tecnologia das melhores plataformas, seguro, com a menor taxa de administração disponíveis para todos que querem vender seus produtos do Piauí para o mundo" destacou o governador do estado. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíRafael Fonteles
Rafael Fonteles

Para o Superintendente de Desenvolvimento Artesanato do Piauí, Ícaro Filipe, deve destacar ainda mais o artesanato piauiense no mundo com a ajuda do meio digital. “Hoje é um dia muito importante, já fizemos mais cedo a inauguração da Casa do Artesão, e estamos agora aqui na Plataforma Made In Piauí, que vai trazer para o online, que é uma tendência do nosso governo, é transformar o Piauí no Estado, que ele tem esse acesso à informação digital. Então a gente fica muito feliz, contamos com uma colaboração que vem de mais de 10 meses, foi um acompanhamento de um a um com os artesãos, incentivando eles a colaborarem. Então a gente fica muito feliz, a gente acredita que é só o começo, é só um lançamento. A gente hoje, mesmo com o lançamento, a gente já conta com mais de 400 produtos, e a ideia é a gente ampliar cada vez mais, disse o superintendente. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíSuperintendente de Desenvolvimento Artesanato do Piauí, Ícaro Filipe
Superintendente de Desenvolvimento Artesanato do Piauí, Ícaro Filipe

Uma das inovações do programa foi a criação do Selo de Origem Made In Piauí, concedido a produtos fabricados no estado. O selo tem como objetivo certificar a autenticidade e qualidade dos produtos, agregando valor e reforçando a identidade regional. A certificação também auxilia os consumidores na identificação dos produtos feitos no Piauí, incentivando a valorização da produção local.

Comente