Rafael Fonteles participa da formatura de novos policial penais do Piauí
No evento, foram diplomados 207 novos policiais penais, que concluíram o curso de formaçãoO governador Rafael Fonteles participou da formatura de novos policiais penais do Piauí, realizada no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça. O evento integrou a programação da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

“Nós temos feito todo esforço para melhorar, modernizar e ampliar o nosso sistema penitenciário, inclusive com a meta de ter atividades de educação e trabalho em todas as unidades. E, portanto, esse trabalho dos policiais penais é essencial para a gente garantir o processo de ressocialização aconteça, além de ser um instrumento de segurança para toda a sociedade”, destacou Rafael Fonteles.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A cerimônia contou com a presença de representantes de mais de 20 estados para debater questões relacionadas à segurança pública no sistema prisional e contou com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia. No evento, foram diplomados 207 novos policiais penais, que concluíram uma carga horária de 508 horas/aula.
“Foram 75 dias de muita batalha, muito conhecimento com os melhores instrutores do Piauí e do Brasil. Para a gente é uma vitória muito grande, para todos os alunos que estão aqui sendo formados, os 207, então para todos eu acho um momento de glória”, ressaltou o policial penal formado, Renato Gonçalves.

O curso incluiu 28 disciplinas, abrangendo Direitos Humanos, sobrevivência policial, abordagem e monitoramento eletrônico. Também foram estudados temas como inteligência e contrainteligência, gerenciamento de crise e treinamento físico policial.
"Nós temos hoje a formação de 207 novos policiais penais tão necessários na administração penitenciária, na administração das nossas unidades. Nós temos reconstruído as nossas unidades, temos recebido também os últimos dois anos, o crescimento da população carcerária no estado do Piauí, que são praticamente 50% a mais em dois anos e isso traz certamente um esforço muito grande de todas as pessoas que trabalham dentro do sistema”, abordou o secretário de Justiça, Carlos Augusto.
