Relatório aponta sobrecarga como uma das causas da queda de monomotor em Teresina
Acidente aconteceu em 2023 e documento tem caráter preventivo,sem indicar culpadosO Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou falha mecânica como causa do pouso forçado de um monomotor no campo de futebol no bairro Bariri, na zona Norte de Teresina, em junho de 2023. No entanto, o relatório apontou que fatores como excesso de peso, deslocamento do centro de gravidade e sobrecarga cognitiva do piloto contribuíram para o incidente. O documento tem caráter preventivo e não atribui culpas.

De acordo com o relatório, a aeronave, embora estivesse dentro das normas de certificação, operava com um número de ocupantes acima do permitido. “A aeronave era certificada para operar com o número máximo de quatro ocupantes, sendo no mínimo um tripulante e no máximo três passageiros. No momento do acidente, a aeronave estava com cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança de cinco anos de idade”, destacou o Cenipa.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A aeronave EMB 711 ST-Corisco decolou de Teresina com destino a Araguaína (TO), pilotada pelo advogado Arcedino Concesso, que transportava sua esposa, duas filhas e uma familiar. Três ocupantes sofreram lesões graves e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto os demais saíram ilesos.

O relatório também destacou que a sobrecarga de informações durante o voo, como a porta destravada e a luz de overbooster acesa, pode ter prejudicado a capacidade do piloto de tomar decisões adequadas no momento crítico. “Esses eventos coincidiram com variações na trajetória da aeronave (direção e altura), sugerindo que o piloto tenha enfrentado uma redução na capacidade de resposta rápida e precisa aos estímulos, comprometendo a execução dos procedimentos necessários para a operação segura da aeronave”, explicou o documento.