Reserva de vagas de emprego para egressos do sistema prisional é discutida no PI
Audiência busca avançar projeto de lei que prevê reserva de vagas em contratos públicosO Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu uma audiência pública com representantes da Coordenação do Escritório Social e da Diretoria de Humanização da Secretaria para discutir o avanço do projeto de lei que propõe a reserva de vagas de trabalho para egressos do sistema prisional. A reunião ocorreu nesta quarta-feira e teve como foco a análise de dados de empregabilidade e o planejamento das próximas etapas do projeto.

O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, destacou a importância da audiência para consolidar parcerias e dar encaminhamento à proposta legislativa. “É muito importante somar e reforçar os esforços e parcerias nesse projeto, além de discutir os dados de empregabilidade de egressos e familiares. Nossa tendência é aumentar a lista de egressos, a partir das pesquisas realizadas. Precisamos convencer o poder público a aprovar este projeto de lei e fiscalizar sua implementação”, afirmou.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A consultora de Recursos Humanos Marlucia Teles também participou da audiência e enfatizou a necessidade de diálogo com os setores de RH das empresas terceirizadas. Segundo ela, o processo de capacitação deve incluir cursos profissionalizantes para os egressos e seus familiares. “Quando bem integrados, esses talentos impulsionam resultados e contribuem significativamente para o desenvolvimento das empresas”, disse.
Durante a audiência, foram apresentados dados de Teresina: dos 634 egressos registrados, 405 estão desempregados; 59 têm vínculo formal de trabalho (CLT) e 140 atuam como autônomos informais. Do total, 253 participam do Cadastro Único para Programas Sociais.
O Escritório Social oferece apoio gratuito às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, com serviços nas áreas de assistência social, educação e trabalho, contribuindo para a reinserção digna e produtiva na sociedade.