Retrospectiva 2024: reveja os destaques no Conecta Piauí no 3º trimestre
Os fatos e acontecimentos que repercutiram em todo o estado, foram destaques por aquiO terceiro trimestre de 2024 foi marcado por eventos que impactaram e chamaram a atenção do Piauí e do Brasil, com acontecimentos que chamaram a atenção para a segurança aérea, polícia e esporte. O Conecta Piauí reuniu as principais notícias do terceiro trimestre do ano, entre os meses de julho, agosto e setembro.
JULHO
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
No dia 6 de julho, policiais do 26º Batalhão da Polícia Militar prenderam três homens suspeitos de roubar animais na região de União, no Piauí. Durante a abordagem, foram encontrados cinco animais, além de armamentos. Os suspeitos, moradores da zona Norte de Teresina, foram monitorados por envolvimento em furtos na área.
Além dos animais, foram apreendidos uma espingarda, um rifle e várias armas brancas, incluindo facas e cordas. Esses materiais seriam utilizados para sacrificar os animais nas redondezas, conforme indicaram as investigações preliminares.
![Polícia prende trio envolvido em roubo de animais na saída de União](/media/image_bank/2024/7/thumbs/policia-prende-trio-envolvido-em-roubo-de-animais-na-saida-d.jpg.1200x0_q95_crop.webp)
Na noite do dia 24, em Demerval Lobão, um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, efetuou cinco disparos contra um paredão de som após uma discussão por conta do equipamento ter atingido seu veículo.
Testemunhas relataram ao Conecta Piauí que a colisão aconteceu quando o paredão de som bateu no carro do suspeito, que dirigia um Mustang da cor vermelha, avaliado em mais de R$ 500 mil. Em um acesso de raiva, o motorista sacou uma arma e disparou várias vezes em direção ao paredão, que estava estacionado em um evento local.
Após os tiros iniciais, o suspeito fugiu em direção à BR-316. Durante a fuga, ele fez mais dois disparos antes de seguir em alta velocidade em direção a Teresina. A polícia foi acionada e iniciou uma perseguição, mas não conseguiu prender o homem devido à potência e velocidade do veículo esportivo.
AGOSTO
O mecânico Francisco Magalhães de Sousa Junior, vulgo ‘Batatinha’, foi executado a tiros na Av. Camilo Filho, no bairro Todos os Santos, em Teresina. O caso ocorreu na tarde do dia primeiro de agosto. O mecânico foi morto com cerca de 19 tiros de arma de fogo.
Testemunhas informaram ao Conecta Piauí, que ouviram os disparos e viram a vítima caída no meio da via. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) investigou o caso.
![Saiba quem era ‘Batatinha’, mecânico morto a tiros no meio de avenida em Teresina](/media/image_bank/2024/8/thumbs/saiba-quem-era-batatinha-mecanico-morto-a-tiros-no-meio-d.jpg.1200x0_q95_crop.webp)
O Conecta Piauí visitou a cidade de Curralinhos para conhecer a rotina de Moisés da Silva. O jovem atleta, de apenas 13 anos, viralizou após um vídeo em que aparece praticando salto com vara no quintal de casa repercutir nas redes sociais. A gravação chegou a ser compartilhada por atletas olímpicos, como Thiago Braz, medalhista de ouro na modalidade em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio.
Moisés divide o dia entre o estudo e a paixão pelo esporte. Acordando às 6 horas da manhã, o garoto já se prepara para iniciar a jornada. Após tomar o café da manhã, o garoto segue para treinar o salto com vara no quintal de casa, em uma espécie de "Centro de Treinamento" improvisado pela família. A vara é feita de bambu e a barra é um "macarrão", comumente usado em cadeiras, onde Moisés salta. Tudo é observado pela mãe, Gardênia da Silva, uma das principais incentivadoras do jovem atleta.
SETEMBRO
Uma aeronave conduzida pelo neurocirurgião Jacinto Lay caiu no viaduto do Lourival Parente no dia 08. O médico ficou gravemente ferido e já havia sofrido outro acidente aéreo no dia 26 de março do ano passado. O médico sofreu traumatismo cranioencefálico e fraturas nas pernas. Uma segunda vítima, uma mulher que passava pelo local de moto, também foi submetida a uma cirurgia antes de ser transferida para a UTI do HUT.
O corpo da estudante Juliana Nunes de Brito, de apenas 18 anos, foi encontrado nas proximidades da Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina, na noite do dia 30. A jovem estava desaparecida desde a noite do domingo, dia 29, onde foi vista pela última vez entrando em um veículo de motorista por aplicativo.
Informações obtidas pelo Conecta Piauí apontam que, segundo o motorista, a jovem, que era estudante do curso de física na Universidade Federal do Piauí (UFPI), tinha solicitado uma corrida até a avenida Raul Lopes, próximo ao local onde seu corpo foi encontrado.
Além disso, familiares relataram que a jovem teria deixado uma carta de despedida antes de sair.
![Corpo de estudante da UFPI que estava desaparecida é encontrado em Teresina](/media/image_bank/2024/9/thumbs/corpo-de-estudante-da-ufpi-que-estava-desaparecida-e-encontr_QrSvU6a.jpg.1200x0_q95_crop.webp)