Rios Marathaoan e Longá atingem cota de alerta e acendem sinal de atenção no Piauí
Diante do cenário, recomenda-se que os órgãos de salvaguarda se mantenham em estado de prontidãoO Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) emitiu um boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico do Parnaíba (SAH/Parnaíba) nesta quarta-feira (19/03), às 07h, devido ao atingimento da cota de alerta nos rios Marathaoan, em Barras/PI, e Longá, em Esperantina/PI. Os boletins continuarão sendo emitidos enquanto os níveis permanecerem elevados.

Situação atual
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
- Barragem de Boa Esperança: A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) informa que a defluência está em torno de 390 m³/s, com a barragem registrando um volume útil de 63,46%.
- Floriano/PI – Barão de Grajaú/MA: O nível do rio Parnaíba está em 3,57 m, abaixo da cota de atenção (5,50 m), indicando situação de normalidade.
- Timon/MA – Teresina/PI: O nível atual é de 2,70 m, com previsão de redução para 2,40 m nas próximas 8 horas, mantendo-se normal.
- Coelho Neto/MA: O nível do rio Parnaíba está em 4,27 m, podendo elevar-se para 4,37 m nas próximas 8 horas, sem risco iminente.
- Luzilândia/PI: A cota atual é de 3,41 m, abaixo da cota de atenção (4,00 m), devendo chegar a 3,66 m nas próximas 12 horas, mantendo-se dentro da normalidade.
- Rio Poti (Fazenda Cantinho – 3478900): Atualmente em 2,56 m, com previsão de elevação para 2,63 m nas próximas 10 horas, sem riscos.
- Barras/PI (Rio Marathaoan): O nível está em 3,91 m, atingindo a cota de alerta (3,90 m), devendo estabilizar nas próximas horas.
- Esperantina/PI (Rio Longá): A cota atual é de 6,95 m, com previsão de leve elevação para 6,98 m, permanecendo em alerta.
Recomendações
Diante do cenário, recomenda-se que os órgãos de salvaguarda se mantenham em estado de prontidão, especialmente nos municípios de Barras e Esperantina, onde os rios atingiram a cota de alerta.
O monitoramento hidrológico continuará sendo realizado pelo CPRM, que manterá os órgãos competentes e a população informados. Os dados podem ser acessados no site oficial: www.sgb.gov.br/sace/parnaiba.
É importante ressaltar que as previsões são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas a variações. Os dados utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) e operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).