Secepi lança editais 2026 do Siespi e do Bolsa Atleta Piauí
Programas garantem incentivo a projetos esportivos e atletas de alto rendimentoA Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) divulgou, na noite desta quarta-feira (11), os editais referentes ao ano de 2026 do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí (Siespi) e do programa Bolsa Atleta Piauí. As medidas fazem parte das ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para o setor esportivo.
As duas iniciativas têm como objetivo ampliar o acesso a recursos, incentivar projetos esportivos e assegurar apoio financeiro a atletas e paratletas de alto rendimento. A proposta é garantir mais oportunidades, estimular o desenvolvimento do esporte em diferentes modalidades e promover maior transparência em todo o processo.
Os documentos já estão disponíveis para consulta pública. Neles, estão descritos os critérios de participação, prazos de inscrição, etapas de análise e demais orientações para proponentes e patrocinadores. A publicação detalhada reforça o compromisso da gestão estadual com a clareza das informações e a organização do calendário esportivo.
De acordo com a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, os editais representam mais um passo no incentivo ao esporte piauiense. Segundo ela, o Siespi contribui para impulsionar projetos que geram impacto social, enquanto o Bolsa Atleta oferece suporte para que atletas e paratletas continuem competindo em alto nível, representando o estado em competições regionais, nacionais e internacionais.
O cronograma do Siespi 2026 prevê as inscrições no período de 12 a 23 de fevereiro, resultado parcial no dia 23 de março, prazo para recurso será de 24 e 25 de março, resultado dos recursos no dia 7 de abril e a divulgação do resultado final no dia 8 de abril.
O programa segue em trajetória de crescimento. Em 2025, foram 145 projetos beneficiados, um aumento de 38% em relação a 2024, quando 105 projetos receberam apoio. Neste ano o investimento no programa soma R$10,1 milhões.