Secretaria da Segurança do Piauí entrega reforma do IML: R$ 6,8 milhões investidos
A unidade passou por uma reestruturação completa, ganhando mais espaçoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), entregou, na manhã desta sexta-feira (21/03), a reforma e ampliação do Instituto de Medicina Legal ‘Dr. Gerardo Vasconcelos’ (IMLGV), no bairro Saci, zona Sul de Teresina. Com um investimento de R$ 6.859.898,19, a unidade passou por uma reestruturação completa, ganhando mais espaço, tecnologia e infraestrutura moderna para melhorar o atendimento e otimizar os serviços periciais.

Entre as melhorias, foram implantados cinco consultórios médicos, três consultórios de acolhimento psicossocial, uma área de espera para custodiados, um novo cartório e um moderno Centro de Processamento de Dados (CPD). Além disso, o setor de necrópsia e o Núcleo de Perícias Veterinárias passaram por uma reestruturação, garantindo mais eficiência nas atividades forenses.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“O Instituto Médico Legal, todo o sistema de perícia, o Departamento de Polícia Científica, ele está sendo prioridade justamente por conta das investigações da produção de prova. É um complexo organizado, com a estrutura hospitalar, que tem o atendimento com as vítimas de violência, com a Sala Lilás e também com instalações adequadas. Um dado aqui, o maior fornecedor de córneas para transplante é o IML, então quanto mais nós investimos em tecnologia, a gente traz qualidade, lógico, para as famílias enlutadas naquele momento de dor, mas também nós trazemos uma solução para um problema que é, por exemplo, a questão dos transplantes”, disse o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas.

Uma das grandes novidades da reforma é a criação da Sala Lilás, um espaço especializado para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. O ambiente foi projetado para oferecer um atendimento humanizado e sigiloso, garantindo mais conforto e segurança para as vítimas que necessitam de perícia médico-legal.

O IML também recebeu novos laboratórios de toxicologia, patologia e antropologia forense, além de melhorias no setor de radiologia forense e um novo espaço para a conservação de corpos. A reforma contemplou ainda novos repousos para plantonistas, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais.
Com essa modernização, o Instituto de Medicina Legal reforça seu papel essencial na elucidação de crimes e na prestação de serviços médico-legais à população piauiense, oferecendo uma estrutura mais eficiente e um atendimento mais humanizado.

A delegada Adriana Xavier comemorou os investimentos na segurança. “É um dia de muita alegria, temos como visão ser excelência em atendimento ao público, com a Sala Lilás, vamos fazer isso. O Estado do Piauí vai entregar um serviço que vai gerar dignidade para mulheres e o público vulnerável em geral”.

O diretor do IML, Antônio Nunes, afirmou que essa estruturação era um anseio de muito tempo. “Conseguimos modernizar e criar esse laboratório e, como aconteceu em Parnaíba, vamos dar respostas mais rápidas, alguns métodos já foram criados para solução dos casos e nosso avanço é gigantesco.

José Luís Costa, professor de toxologia da Unicamp, elogiou a estrutura e os investimentos na área. “Essa inauguração de hoje coloca o Piauí hoje como um dos estados com uma estrutura fantástica para realizar toxologia forense”.
VEJA MAIS FOTOS:












