Secretário da Justiça participa de plenária para Plano Estadual de Segurança
Debate é muito importante, por que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todosO secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, participou, nessa sexta-feira (19/07), do 2º dia da plenária para construção do Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí, cuja finalidade é fomentar um diálogo aberto e participativo entre a sociedade e os órgãos públicos sobre os investimentos em segurança nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
O diretor de Administração Penitenciária (Duap) da Sejus, Reginaldo Moreira, e representantes da Polícia Penal do Piauí também participam das discussões do evento.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
De acordo com Carlos Augusto, o debate é muito importante, por que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.
“Não se faz segurança pública sem investimentos. Precisamos de políticas públicas com responsabilidades verticalizadas, que venham do poder federal, estadual e municipal. O governador Rafael Fonteles prioriza a segurança pública em seu governo, quando investe na contratação de mais policiais, mais equipamentos e cuidando do sistema de cumprimento de pena, com reformas e novas unidades prisionais. E por isso, o Piauí vive um cenário diferente”, destaca o gestor.
Ele acrescenta que a Secretaria da Justiça busca o cumprimento de pena de forma digna, com obras de reforma e ampliação das unidades como a Penitenciária Regional Maria de Cota (Oeiras), Penitenciária Prof. José Ribamar Leite (Teresina), Penitenciária José de Deus Barros (Picos), Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo (Esperantina) e Penitenciária Irmão Guido (Teresina).
As unidades, Colônia Agrícola Major César Oliveira (Altos) e Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano) continuam com obras reestruturastes. Esses são alguns exemplos da reconstrução que passa o sistema prisional e resulta na abertura de novas vagas, segurança para o trabalho da Polícia Penal e oportunidade de ressocialização.