Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Governador participa de reativação da 3ª CIA da Polícia Militar em Teresina

De acordo com o secretário de segurança, Chico Lucas, o prédio estava desativado há 4 anos

O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta quarta-feira (19/06), da solenidade de inauguração da revitalização da 3ª CIA do 1º Batalhão de Polícia Militar. 

A solenidade acontece no bairro Porenquanto, zona Norte da capital, com a presença do secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, do pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), de secretários, de policiais, dos parlamentares da cidade e da população.

Foto: Conecta PiauíGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Na oportunidade, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou a importância da tecnologia aliada à segurança pública.

"Vamos fazer o uso, da tecnologia para resolver os problemas do povo de maneira mais rápida. O exemplo, claro, é o celular. Nós conseguimos, com muita inteligência, e com um sistema simples, devolver mais de 7 mil celulares, reduzir o roubo em mais de 40%", relatou.

Foto: Conecta PiauíSegurança: Governador participa da reinstalação da 3ª CIA do 1º BPM na zona Norte
Segurança: Governador participa da reinstalação da 3ª CIA do 1º BPM na zona Norte

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, enfatizou durante a reinstalação a importância deste momento.

“Esse prédio estava desativado há quatro anos, era uma reivindicação aqui da comunidade, próximo aqui do Morro da Esperança, do Shopping Rio Poty, e a gente tinha essa demanda. Resolvemos reinstalar aqui a companhia ligada ao 1º Batalhão que é o responsável pela área, integrar a segurança pública do Centro, e a gente vai fazer isso de uma maneira integrada”, relatou.

Foto: Kássio Cavalcante / Conecta PiauíChico Lucas
Chico Lucas

Chico Lucas anunciou ainda duas novidades. “A primeira: vai ter um Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, onde você não vai tirar só a carteira, mas ter acesso a serviços que estão disponíveis no Governo. E a segunda coisa é que nós treinamos os policiais do 1º BPM, e vai ser o primeiro onde vai ser o B.O integrado”, explicou.

O vereador Luiz Lobão esteve presente na ocasião e também relatou a importância da reativação do batalhão.

“A importância é muito grande porque essa região aqui é uma região em que as pessoas que moram aqui ficam muito apreensivas com o índice de criminalidade que tinha. Essa companhia aqui foi muito importante a localização dele aqui porque essa região do Porequanto, Morro da Esperança, essa área Norte de Teresina”, disse o parlamentar.

Foto: Kássio Cavalcante / Conecta PiauíVereador Luiz Lobão
Vereador Luiz Lobão

O pré-candidato à prefeitura de Teresina, Fábio Novo, ressaltou também a importância da ação.

“Bom, é um equipamento importante porque vai fortalecer essa região aqui do centro da cidade de Teresina. O governador Rafael tem investido fortemente em segurança e nós, na Assembleia Legislativa, temos dado todas as condições que o governador tem solicitado, de orçamento pra contratar mais homens e mulheres para as forças de segurança. São mais de 2 mil homens e mulheres contratados nesse primeiro ano de gestão do governador Rafael Fonteles. Também a inteligência tem se atuado bastante, na aquisição de equipamentos, como novas viaturas, e a gente já tem sentido uma sensação de segurança, uma presença de mais rondas, de mais blitz, de mais carros circulando na rua. Os índices que têm reduzido a questão de segurança”, afirmou.

Foto: Eduardo Amorim / Conecta PiauíFábio Novo
Fábio Novo

O Secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto festejou o momento e comentou sobre sua caminhada na polícia.

“Primeiro, alegria muito grande, eu vivi 30 anos da minha vida na Polícia Militar, fui comandante da Polícia Militar e eu acho que a polícia nos bairros é um desejo de todas as comunidades de Teresina e do Piauí. Viver aqui no bairro Porenquanto a inauguração dessa companhia é tão importante, no dia a dia da segurança das pessoas dessa região, nos faz aqui, muito feliz aqui, parabenizar o governador Rafael, o secretário Chico Lucas, ao governador pela determinação de tornar a segurança pública como uma prioridade inequívoca no seu governo”, externou.

Foto: Kássio Cavalcante / Conecta PiauíCoronel Carlos Augusto
Coronel Carlos Augusto

O delegado-geral da Policia Civil do Piauí, Luccy Keiko também esteve presente e comentou sobre a importância da reinstalação.

"É importantíssimo, é a terceira companhia aqui no centro do Primeiro Badalhão, é bem localizada, é uma estratégia aqui do bairro Porenquanto, é realmente um local onde pode facilitar para o patrulhamento ostensivo, para coibir principalmente os crimes contra o patrimônio. Aqui eles podem atuar também de forma integrada com o nosso 1º Distrito da capital, 2º DP, que são áreas que são ligadas. E acredito que o bairro Porenquanto, ganha realmente uma ação muito boa com a recuperação da sua companhia", enfatizou Luccy 

Foto: Kássio Cavalcante / Conecta PiauíDelegado Geral da Polícia Civil - Luccy Keiko
Delegado Geral da Polícia Civil - Luccy Keiko
Foto: Conecta Piauí----
Segurança: Rafael Fonteles participa da reinstação do 1ª Batalhão da PM na zona Norte
Foto: Eduardo Amorim/Conecta PiauíSegurança: Governador participa da reinstalação da 3ª CIA do 1º BPM na zona Norte
Segurança: Governador participa da reinstalação da 3ª CIA do 1º BPM na zona Norte

Tópicos

Comente