SEMARH emite alerta de ventos intensos para três mesorregiões do Piauí
A climatologista da SEMARH, Sara Cardoso, explica que o fenômeno traz umidade para o EstadoA Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI) emitiu, nesta quinta-feira (11/07), um alerta de ventos intensos para municípios em três regiões do Piauí. A previsão é de que as rajadas mais intensas ocorram entre a sexta-feira (12/07) e o sábado (13/07). De acordo com o alerta, os municípios mais afetados fazem parte das mesorregiões centro-norte (divisa com o estado do Ceará), sudeste e sudoeste.
Segundo Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Aventos Climáticos Extremos da SEMARH/PI, os ventos ocorrem por conta de uma alta subtropical que, como resultado, trouxeram umidade para alguns municípios no Piauí.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

"Estava prevista a entrada de umidade entre o dia 10 e 11. Isso se cumpriu a partir da noite de ontem. Nós observamos essa entrada de umidade vindas de leste. Nós temos dois sistemas atuando em conjunto. Primeiro são os distúrbios ondulatórios de leste. Eles trazem umidade. São os mesmos que provocam chuvas no litoral leste do nordeste. No entanto, a gente precisa de um vento mais alterado para empurrar essa umidade para dentro do nosso território, visto que nós estamos já na estação de estiagem. E nós temos a atuação da alta subtropical do Atlântico Sul, que apesar de ocorrer no Atlântico Sul, ele altera a velocidade dos ventos e empurra essa umidade para dentro do nosso território. Como resposta, nós observamos algumas chuvas isoladas no estado", explica.