Semarh proíbe queima controlada de lixo e mato no Piauí por 60 dias
A portaria estabelece a classificação do uso do fogo em qualquer atividade em todo o estadoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), anunciou uma nova medida de combate às queimadas, publicada na edição de terça-feira (17/09) do Diário Oficial do Estado. A portaria estabelece a classificação do uso do fogo em qualquer atividade em todo o estado, no período de 17 de setembro a 17 de novembro de 2024.
Com a nova determinação, fiquem suspensas todas as autorizações de queima controlada para fins agropastoris e florestais. Isso inclui práticas como limpeza de pastagens, preparação do solo para plantio, erradicação de pragas e incineração de lixo, mesmo que previamente autorizado pela Semarh, durante o período estipulado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Segundo a determinação, fica proibido o uso da queima controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes, mesmo que autorizadas pela Semarh no período de vigência da portaria.
Uma medida foi tomada pela SEMARH devido ao aumento significativo de queimadas e incêndios florestais entre os meses de julho e novembro, que prejudicam gravemente o ecossistema do estado, afetando a fauna, a flora e até a saúde humana.
Outro fator que pesou na decisão foi a dificuldade crescente no combate ao fogo. Mudanças no comportamento das chamas, influenciadas pelas mudanças climáticas, resultam em elevações acentuadas de temperatura e queda drástica na umidade, o que torna o controle de incêndios florestais ainda mais desafidos
Somente na última terça-feira, foram registrados 284 focos de incêndios florestais no Piauí, com situações críticas nas cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Paes Landim, Socorro do Piauí, Oeiras e São Francisco do Piauí.