Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Semarh proíbe queima controlada de lixo e mato no Piauí por 60 dias

A portaria estabelece a classificação do uso do fogo em qualquer atividade em todo o estado

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), anunciou uma nova medida de combate às queimadas, publicada na edição de terça-feira (17/09) do Diário Oficial do Estado. A portaria estabelece a classificação do uso do fogo em qualquer atividade em todo o estado, no período de 17 de setembro a 17 de novembro de 2024.

Com a nova determinação, fiquem suspensas todas as autorizações de queima controlada para fins agropastoris e florestais. Isso inclui práticas como limpeza de pastagens, preparação do solo para plantio, erradicação de pragas e incineração de lixo, mesmo que previamente autorizado pela Semarh, durante o período estipulado.

Segundo a determinação, fica proibido o uso da queima controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes, mesmo que autorizadas pela Semarh no período de vigência da portaria.

Foto: Joédson AlvesPiauí fecha primeiro semestre com menos queimadas que em 2023
Piauí fecha primeiro semestre com menos queimadas que em 2023

Uma medida foi tomada pela SEMARH devido ao aumento significativo de queimadas e incêndios florestais entre os meses de julho e novembro, que prejudicam gravemente o ecossistema do estado, afetando a fauna, a flora e até a saúde humana.

Outro fator que pesou na decisão foi a dificuldade crescente no combate ao fogo. Mudanças no comportamento das chamas, influenciadas pelas mudanças climáticas, resultam em elevações acentuadas de temperatura e queda drástica na umidade, o que torna o controle de incêndios florestais ainda mais desafidos

Somente na última terça-feira, foram registrados 284 focos de incêndios florestais no Piauí, com situações críticas nas cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Paes Landim, Socorro do Piauí, Oeiras e São Francisco do Piauí.

Comente