Seminário em Parnaíba fortalece rede de proteção à Primeira Infância
SUAS reúne equipes para atualizar programas e ampliar cuidados a gestantes, crianças e famíliasA Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência da Assistência Social, em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, realiza, nesta segunda-feira (24), em Parnaíba, o “Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): atualizações dos programas federais e estaduais”. O evento acontece até as 17h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial, Porto das Barcas, n.º 140, Centro.
O objetivo é capacitar as equipes técnicas municipais para garantir o acompanhamento adequado desde a gestação, assegurar o nascimento saudável e promover o acesso à educação. Implementada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e executada em parceria com o Estado, essa política visa oferecer um futuro melhor às crianças, rompendo ciclos de pobreza e falta de oportunidades.
O público-alvo inclui gestores, técnicos da Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, profissionais do Cadastro Único e representantes da sociedade civil, além de representantes dos territórios Cocais, Planície Litorânea, Carnaubais e Entre Rios. Ao todo, participam cerca de 250 pessoas de 49 municípios.
Segundo o secretário da Sasc, João de Deus Sousa, o seminário tem como objetivo informar sobre os programas Primeira Infância, Luz do Povo e Gás do Povo para a região norte de Parnaíba. “Por meio das secretarias municipais de Assistência Social e dos CRAS [Centros de Referência da Assistência Social], buscamos construir um Piauí mais forte, onde as famílias tenham mais renda e as crianças sejam melhor atendidas na área da Primeira Infância”, destacou.
A programação do seminário inclui palestras, debates, mesas-redondas, apresentações culturais e atualizações sobre programas federais e estaduais voltados à política de primeira infância. O próximo encontro será realizado no dia 3 de dezembro, na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato.
A superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, ressaltou a importância do encontro para a região norte do estado. “Estamos discutindo não apenas as questões relacionadas à Primeira Infância e aos programas federais que beneficiam as famílias, mas também as mudanças referentes ao Programa Criança Feliz”, acrescentou.