Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Sesapi realiza atendimentos do Projeto AMEI no HPM em Teresina

Pacientes elogiam agilidade e qualidade do AMEI, voltado ao diagnóstico precoce do câncer
Redação

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta sexta-feira (16), as consultas de triagem do Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI), voltado ao rastreamento e ao diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero. Os atendimentos seguem até o dia 18, no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Teresina.

Somente no primeiro dia de atividades, o projeto registrou um volume expressivo de atendimentos especializados. Na urologia, foram realizadas 37 consultas, com duas solicitações de biópsia e dois exames de ultrassonografia. Na ginecologia, ocorreram 17 consultas, sem necessidade de procedimentos no momento. Já na dermatologia, 38 pacientes foram atendidos, com a realização de cinco biópsias.

Entre os pacientes atendidos está Luana Araújo, que se deslocou do município de Alto Longá para participar da ação. “Vim por meio do Projeto AMEI, porque estava com suspeita de alguns hematomas no meu corpo. Fui atendida por um médico que me passou toda a receita adequada para o tratamento. O atendimento foi muito ágil, bem organizado e excelente. Tenho certeza de que quem for atendido pelo Projeto AMEI também vai amar a experiência”, relatou.

Já Erisvaldo Oliveira relatou que procurou o serviço por necessidade de atendimento com dermatologista e destacou a qualidade do acolhimento recebido. “Quando cheguei aqui, gostei muito do atendimento. Fui bem atendido, tudo ocorreu de forma correta, rápida e sem muita burocracia”, afirmou.

Durante a consulta, Erisvaldo passou por avaliação médica e realizou a retirada de lesões no corpo. “O que mais me agradou foi a agilidade, não precisei ficar esperando para outro dia. A médica me encaminhou rapidamente para o dermatologista e ele já realizou o procedimento”, completou.

Lançado em 2025, o Projeto AMEI tem como objetivo fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce dos cânceres de maior incidência na população. A iniciativa já percorreu todos os territórios de saúde do Piauí, ofertando consultas especializadas nas áreas de dermatologia, ginecologia e urologia. O projeto garante também a realização de exames, como biópsias, assegurando acompanhamento gratuito ao paciente desde a avaliação inicial até a entrega dos resultados.

Segundo o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a iniciativa amplia o acesso da população aos serviços especializados. “Este projeto é fundamental para que a população tenha acesso ao atendimento especializado e ao diagnóstico precoce, muitas vezes sem precisar sair do seu município”, destacou.

Os números reforçam a importância da ação. Em 2025, o Projeto AMEI realizou, em apenas quatro meses de sua implantação, 9.392 atendimentos especializados e 788 biópsias, em todas as regiões de saúde do estado. Do total de biópsias realizadas, 391 apresentaram resultado positivo para câncer, o que corresponde a 49,6% dos casos. Todos esses pacientes estão sendo encaminhados para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), garantindo continuidade do cuidado e acesso ao tratamento adequado.