Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

SSP-PI realiza I Curso de Metodologia de Repressão ao 'Grau' em Teresina

O curso tem como objetivo capacitar agentes de segurança pública para a prevenção e repressão

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou nesta segunda-feira (07/04) o I Curso de Metodologia de Repressão ao “Grau”, no auditório do SENAI, localizado no bairro Primavera, zona Norte de Teresina.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíSSP-PI realiza I Curso de Metodologia de Repressão ao 'Grau'  em Teresina
SSP-PI realiza I Curso de Metodologia de Repressão ao 'Grau' em Teresina

O curso teve como objetivo capacitar agentes de segurança pública para a prevenção e repressão qualificada do fenômeno conhecido como “Rolezinho do Grau”, prática que coloca em risco a segurança pública e compromete serviços essenciais nas vias.

Durante a capacitação, foram abordados aspectos técnicos, jurídicos e operacionais relacionados à repressão desse tipo de conduta. Participam do curso profissionais das forças de segurança do Piauí e de outros estados, como Bahia, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, Paraná, Tocantins, Amazonas, Paraíba e Rondônia.

Delegado Matheus Zanatta destaca a importância do curso como parte de uma estratégia que já é referência nacional. “Assim como a metodologia de recuperação de celulares, o Piauí agora virou referência e é um grande case de sucesso na metodologia de repressão ao grau, que não é só um plano de segurança, mas principalmente de saúde pública”, diz. Ele comenta ainda sobre o curso e a presença de profissionais de outros estados. “Hoje nós vamos dar início a um curso mostrando como funciona a nossa case de sucesso, um curso de cinco dias, onde vão ter aulas teóricas e práticas”, explica.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíDelegado Matheus Zanatta
Delegado Matheus Zanatta

Comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, avalia o curso como parte de um momento transformador para a segurança pública do Estado. “É um divisor de águas que nós estamos vivendo nesse momento. A união de esforços tem gerado resultados positivos, desde a operação contra o furto e roubo de celulares até agora, com a repressão ao grau. Estudamos os casos, apresentamos soluções e vamos ajustando diariamente, porque a criminalidade é dinâmica, e essa metodologia está evoluindo com resultados concretos”, afirma.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíComandante-geral da PMPI, Scheiwann Lopes
Comandante-geral da PMPI, Scheiwann Lopes

A tenente Fernandes ressalta o objetivo do curso de capacitar e integrar diferentes forças de segurança no combate ao “grau”. “Nosso objetivo é levar o máximo de conhecimento possível para o nosso Estado, integrar todas as forças de segurança, tanto estaduais quanto de outras regiões do Brasil. A troca de informações durante o curso vai permitir que a gente aplique as leis com mais eficiência e segurança”, comenta.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíTenente Fernandes
Tenente Fernandes

Comente