SSP-PI realiza plenária para traçar plano de ação das forças de segurança
Plenária também visa debater investimentos em segurança nos 12 Territórios de Desenvolvimento do PIA Secretaria de Segurança Publica (SSP-PI) realiza a Plenária do Plano de Segurança pública no Centro de Convenções de Teresina. O evento, que acontece nesta quinta-feira (18/07) e sexta-feira (19/07), busca traçar o Plano de Segurança do Estado e debater os investimentos em segurança nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, contou ao Conecta Piauí que a discussão entre os órgãos responsáveis pela segurança do Piauí, autoridades e membros da sociedade civil é uma etapa importante da elaboração do plano de ação da secretaria para o Estado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"Esse plano precisa ser construído em um debate muito mais amplo do que só na secretaria e só com as forças. Nós precisamos escutar também as autoridades e a sociedade civil, por isso que a gente organizou essas plenárias, onde os territórios são representados por membros da sociedade civil organizada, por autoridades públicas, onde vão ser debatidos quais são as reivindicações, quais são as ações que são mais almejadas naquelas cidades, naquelas regiões, pra que a gente possa estabelecer como um objetivo a ser executado no longo dos próximos seis anos. Então esse é o objetivo do plano estadual de segurança pública", elucida.

Chico Lucas diz explica ainda que a plenária visa discutir todas as frentes de ação da secretaria. "Nós temos três eixos principais do que diz respeito à repressão, que é proteção à vida, proteção ao patrimônio e a questão do trânsito. Mas também temos a parte de prevenção, que diz respeito à cidadania, desde a identificação digital com a emissão do RG, até projetos de prevenção para jovens, para grupos vulneráveis, tudo isso vai ser discutido. Então são aspectos que cada região tem suas peculiaridades, que a gente vai trabalhar aqui nessas plenárias", conclui.
O gerente de planejamento da SSP, Hallyson Lima, explica que o evento irá estabelecer e formalizar diretrizes do plano de segurança. "Esse evento da plenária do Plano de Segurança do Estado é um evento importante pra gente fidelizar e formalizar as ideias, as estratégias, os objetivos que já foram definidos no plano e convidar a sociedade pra dar o seu parecer também, dar sua contribuição. Parece esse momento e para esse documento que é de extrema importância para a gente poder alinhar e direcionar as estratégias da segurança pública nos próximos anos aqui no Estado Piauí", discorre.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou a importância do evento para determinar o plano de atuação das forças de segurança pelos próximos anos. "É um evento extremamente importante para que nós possamos começar a redigir o nosso plano estadual de segurança pública, que vai nortear nossas ações para os próximos anos, até 2030. Os estados realmente têm que colocar quais são as suas políticas de segurança de acordo com o que a população está pedindo, com o que ela está reclamando, o que está mais incomodando. E é por isso que nós estamos chamando todos aqui para o debate, sociedade civil, entidades, para que possamos saber realmente o que vai ser o nosso principal foco nos próximos anos", diz.

Luccy Keiko disse ainda que as taxas de feminicídio apresentaram uma queda relevante ao longo dos últimos anos graças à atuação das forças de segurança do Estado. "Nós já temos um enfrentamento consolidado à violência doméstica e temos que melhorar mais ainda para diminuir mais ainda os feminicídios. Homicídios a gente vai conseguir baixar muito, diminuir mais ainda os crimes violentos patrimoniais e outras demandas que a população for nos apresentando", conta.
O delegado Anchieta Nery explicou que a presença da comunidade civil na plenária é fundamental para traçar o plano estadual de segurança pública. "Não tem sentido eu planejar a execução da política pública sem ouvir o meu principal cliente, que é o cidadão, então para esse dia de hoje foram convidados os representantes dos cidadãos piauienses, prefeitos, vereadores, presidentes de associações de bairro, dos conselhos de segurança dos doze territórios, e também foi feito o convite livre a cada cidadão piauiense", comenta.
