Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Superintendência da Igualdade Racial discute o tema racismo ambiental em Teresina

O evento aconteceu, nesta terça (25), no Memorial Esperança Garcia
Redação

A Superintendência da Igualdade Racial, sob o comando de Assunção Aguiar, realizou, na tarde desta terça-feira (25), uma roda de conversa para tratar sobre raça e gênero no contexto do racismo ambiental. O evento aconteceu no Memorial Esperança Garcia, em Teresina. 

Foto: ReproduçãoRacismo ambiental foi discutido em roda de conversa no Esperança Garcia
Racismo ambiental foi discutido em roda de conversa no Esperança Garcia

O debate foi composto pelo diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, do psicólogo e professor universitário Ismael Mendes e da superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Assunção Aguiar.

Werton Costa ressaltou que o racismo ambiental é uma condição social vigente e merece ter uma atenção maior. 

"Imagine que boa parte das áreas de risco, elas não são áreas de risco em áreas nobres. Elas são áreas de risco que estão presentes em comunidades periféricas. E que essas comunidades, que essas populações, elas não estão ali pelo seu querer. Foi uma condição social injusta que fez com que essas populações ocupassem essas áreas”, ressaltou. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíWerton Costa,  diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí
Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Assunção Aguiar, reforçou que eles realizam um trabalho bem articulado para mitigar essas desigualdades. 

“Trazendo para a especificidade do Piauí, nós temos hoje no Estado várias questões que são muito importantes de serem debatidas. E uma das questões é o quão a chuva tem sido importante e também tem trazido alguns danos. Ou seja, nós estamos precisando também dialogar com o que está acontecendo na periferia, com o que está acontecendo com nossos povos mais pobres, mais simples, disse. 

Foto: James Rodrigues/Conecta Piauísuperintendente de Promoção da Igualdade Racial, Assunção Aguiar
superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Assunção Aguiar

O racismo ambiental é um termo que muita vezes a própria população afetada por ela não entende, na maioria das vezes se trata de algo velado, foi o que um dos convidados, o psicólogo e professor universitário Ismael Mendes, destacou. 

“Uso até a fala do Silvio de Almeida, que ele se preocupou e se preocupa que o racismo estrutural tenha tomado de conta, inclusive, de todos os racismos. Então a gente acaba esquecendo, deixando um pouco de lado sobre o que é racismo religioso, racismo institucional, racismo ambiental. Então, de modo geral, a gente não para pra pensar”, disse. 

Foto: James Rodrigues/Conecta PiauíIsmael Mendes, psicólogo e professor universitário
Ismael Mendes, psicólogo e professor universitário

Comente