Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

TCE-PI realiza seminário em Teresina sobre transição das gestões municipais

TCE alerta sobre desafios enfrentados em eleições divergentes nos municípios

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza o seminário “Transição Municipal 2024: Responsabilidades e obrigações dos gestores” de 22 de outubro a 1º de novembro. O evento, organizado pela Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), acontecerá em Teresina, Bom Jesus, Parnaíba e Picos.

Foto: Conecta PiauíSeminário 'Transição Municipal 2024: Responsabilidades e obrigações dos gestores'
Seminário 'Transição Municipal 2024: Responsabilidades e obrigações dos gestores'

O seminário visa preparar as equipes de transição para cumprir a legislação ao final de mandato, abordando responsabilidades e gestão de despesas. O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, enfatiza o trabalho do TCE em evitar falhas que possam prejudicar a próxima administração. "Tudo acontece com transparência, ocorre que, em alguma excessões, essa normalidade esperada não acontece. É aí que o Tribunal tem que intervir. Essa normalidade não acontece quando você começa a ver, com atos praticados, que se está plantando e planejando o caos para quem vai chegar", explica.

Foto: Conecta PiauíPresidente do TCE-PI, Kennedy Barros
Presidente do TCE-PI, Kennedy Barros

Serão cinco palestras ministradas por técnicos do TCE-PI, cobrindo temas como cautelas no final de mandato e a importância do Controle Interno. As inscrições estão abertas para membros das equipes de transição das gestões atuais e futuras.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, frisou a importância da equipe de transição no processo de mudança de gestão. "Estamos nomeando essa equipe de transição para que a gente possa passar todas as informações para o gestor que vai assumir em primeiro de janeiro. Isso é importante para o planejamento da gestão pública municipal. Lembrando que alguns gestores que não conseguiram o êxito [nas eleições], e que estão no mandato, têm essa obrigatoriedade de permanecer com a prestação de serviço à sociedade", elucida.

Foto: Conecta PiauíToninho de Caridade
Toninho de Caridade

O presidente da União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (AVEP), José Cardoso, explica o papel do TCE, explicitando que em alguns municípios as eleições foram mais divergentes que de costume. "A transição é importante para que está no final do exercício, mas muito mais importante para quem está iniciando. O TCE vem para prevenir os problemas do dia-a-dia nas gestões e para aletar que tivemos muitas divergências nessas eleições, onde foram complicadas, e o TCE vem para mediar, para que possamos ter uma boa transição e que todos venham a ganhar", diz.

Foto: Conecta PiauíJosé Cardoso, presidente da AVEP
José Cardoso, presidente da AVEP

Comente