Teresina: Legado de Firmino Filho é celebrado em missa especial no Instituto Caca
O ex-prefeito da capital de Teresina completaria 61 anos nesta segundaNa manhã desta segunda-feira (16/12), familiares, amigos, e admiradores de Firmino Filho reuniram-se no Instituto Caca, localizado no bairro Satélite, para uma missa especial em homenagem ao ex-prefeito de Teresina. O evento marcou a celebração de seu aniversário de 61 anos e destacou o legado de amor e cuidado que Firmino sempre demonstrou, especialmente em suas ações voltadas às crianças e adolescentes.
Bastante emocionada, a ex-deputada Lucy Soares (MDB) e vereadora eleita de Teresina, falou que o momento é de relembrar tudo o que viveu ao lado de Firmino Filho.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"É um momento de celebrar. Hoje, se Firmino estivesse vivo, eu estaria completando 61 anos. E é um momento, é um mix de sentimentos. Eu falo que é um mix de sentimentos, de saudade, de tristeza, de alegrias, de olhar para o passado e ver tudo que a gente passou, junto com a família. E é um momento que a gente não consegue parar de se emocionar. E, principalmente, em datas como essas. A gente está aqui nesse espaço é justamente porque aqui a gente está para celebrar não é o gestor, não é o administrador, a gente está para celebrar a pessoa de Firmino, o pai de família, o marido, aquela pessoa que tem a compaixão e para ter a compaixão com a comunidade e com a criançada", relatou, muito emocionada.
A missa, que teve início às 8h, foi repleta de emoção e memórias sobre a trajetória de Firmino. Durante a celebração, foram destacadas suas contribuições para a educação, saúde e projetos sociais que impactaram positivamente a vida de milhares de famílias na capital piauiense.
A filha Bárbara do Firmino, destacou que é um dia importante, pois seria o dia do aniversário de seu pai. "Assim, é um dia muito importante pra mim, pra toda a nossa família, que era um dia que ela se celebrava no aniversário dele, eram dias de alegria, né, então agora virou um dia de memória, um dia pra gente lembrar todos os feitos que ele fez, não só por Teresina, mas também por nossa família. Então, nós estamos aqui muito saudosos, muito sentimentais nessa data, então a gente veio aqui no Instituto Caca justamente pra celebrar junto com as crianças algo que ele realmente se empenhava e gostava, que era principalmente a primeira infância, então a gente veio fazer esse elo, dessas duas coisas que ele gostava, então a gente está aqui justamente pra relembrar com saudazismo, relembrar todos os feitos dele e juntar alguns amigos, juntar algumas pessoas que gostavam dele para celebrar esse momento", disse Bárbara.
Além da cerimônia religiosa, depoimentos emocionantes foram compartilhados pela autoridades presentes, relembrando o espírito acolhedor e visionário de Firmino. Ex-secretário de Finanças da gestão de Firmino, Francisco Canindé, declarou que o ex-prefeito deixou inúmeras várias marcas positivas na cidade de Teresina.
"Ele tinha várias marcas da cidade, a sua história como melhor gestor que esta cidade já teve, uma delas era o trabalho com as crianças e adolescentes. Ele foi por muitos anos premiado com o reconhecimento de prefeito criança, era muito forte isso nele, era uma área que ele valorizava muito, inclusive com a educação, que sob o seu comando, foi eleita, foi escolhida, com uma melhor educação das capitais do Brasil. Então, nada melhor do que um local como esse, que faz um trabalho sério com crianças e adolescentes para homenagear nos seus 61 anos de idade", falou.