Teresina vai ganhar monumento Deusas das Águas com Oxum e Iemanjá
A inauguração das Deusas das Águas acontece dia 4 de junho, a partir das 16h no Encontro dos RiosApós o sucesso que foi a inauguração da estátua de Iemanjá na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, região Centro Sul, agora é a vez da zona Norte receber a presença de duas Orixás ligadas às águas, Oxum e Iemanjá, no polo cerâmico, bairro Poti Velho, que foi revitalizado na zona Norte.
A inauguração do monumento Deusas das Águas acontece dia 4 de junho, a partir das 16h no Encontro dos Rios.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
As esculturas foram produzidas pelo artesão Jean Pimentel, que também fez a Iemanjá da Avenida Marechal. Na inauguração haverá três tendas, representando falanges espirituais que atuam nos terreiros: dos Ciganos, dos Léguas e dos Pretos Velhos, abençoando os trabalhos e a consagração do monumento, além de atendimentos aos visitantes.
O Monumento Deusa das Águas com Oxum e Iemanjá:
- passa a ser mais um ponto turístico;
- exalta o artesanato Piauiense;
- dá visibilidade e renda ao artesão Jean Pimentel, que criou as esculturas;
- rende pauta na Imprensa;
- reforça o respeito à diversidade religiosa, em especial a dos povos de Matriz Africana, povos de Terreiro;
No panteão afro-brasileiro, Oxum é a Orixá da beleza, prosperidade, fertilidade e a grande estrategista. A que vence uma guerra sem derramar uma gota de sangue.
Iemanjá é a grande mãe. Mãe de Oxóssi, Ogum, Exu e ainda pega Obaluayê para criar. Mãe de todas as cabeças. É, possivelmente, a Orixá mais reverenciada no país, a exemplo de ser celebrada no mar na virada de ano, dia 2 de fevereiro e em outras datas.
A inauguração do monumento é parte da revitalização do Polo Cerâmico, que tem emenda do deputado Fábio Novo, por meio da Secult. A imagem de Oxum foi custeada pela mãe de Santo Ruthneia de Oxum.
Programação:
- 16h00: Concentração no Monumento Cabeça de Cuia.
- 17h: Padê de Exú
- 17h30: Consagração do Monumento das Deusas das Águas com oferendas e ritualística.
- 18h: Grande Gira com benção dos pretos-velhos e acampamento cigano.