Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Uespi empossa novo reitor e vice-reitora para o quadriênio 2026–2030

Solenidade marcou novo ciclo da universidade com presença do governador Rafael Fonteles
Redação

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, na terça-feira (20), a solenidade de posse do reitor Paulo Henrique Pinheiro e da vice-reitora Fábia Buenos Aires, que passaram a conduzir a instituição no quadriênio 2026–2030. O evento contou com a presença do governador Rafael Fonteles e marcou o início de uma nova etapa na história da universidade, com foco no fortalecimento da educação pública, da ciência e do desenvolvimento do estado. 

A programação reuniu atos administrativos, solenidades oficiais e atividades culturais, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade piauiense. Pela manhã, no Salão da Reitoria do Palácio Pirajá, ocorreu a transmissão administrativa dos cargos. Em seguida, no Auditório do mesmo espaço, foram empossados os novos pró-reitores da Uespi para o exercício de 2026.

Novo reitor

Paulo Henrique Pinheiro é professor da Uespi desde 2006, com atuação nas áreas de Parasitologia e Imunologia nos cursos de Medicina e Enfermagem. É graduado em Odontologia e Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí e possui mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. 

 "A gente encara esse desafio com muita serenidade, muita tranquilidade, mas também com muita responsabilidade. Cientes de que recebemos quase 70% dos votos válidos na eleição do ano passado, fruto de um planejamento estruturado com base numa escuta ativa de toda a comunidade acadêmica da Uespi, nós visitamos os 18 campos e centros da universidade, dialogando com os três segmentos para construir a proposta vitoriosa, então isso nos traz uma grande responsabilidade, mas nós estamos bem tranquilos e conscientes do que nós temos que fazer, principalmente nos primeiros 100 dias para atender as demandas da comunidade uespiana. Nós temos algumas metas prioritárias, a principal delas é iniciar com a maior tranquilidade possível o período 2026.1, nós estamos conscientes de carência de professores para algumas disciplinas, já temos uma proposta estruturada porque foi uma promessa de campanha nossa. Na área do ensino, acabar com o problema de disciplina sem professor dentro da universidade", destacou o novo reitor.

Nova vice-reitora

Fábia Buenos Aires é doutora e mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí , com formação em Direito pela Uespi e especializações em Direito Público, Direito Constitucional e Direito Administrativo. É docente efetiva do curso de Direito da universidade e possui ampla experiência na gestão pública e universitária. 

"Dos 40 anos que a universidade celebra, parte deles eu vivi aqui. Eu sou egressa da universidade, do curso pré-matutino e do Direito, nos anos 2000, e de lá para cá a universidade tem sido a minha casa, como professora, como coordenadora de curso chefe da assessoria jurídica, prorreitora de administração, então participar ativamente desse processo de crescimento da universidade muito me edifica e me preparou também para esse momento. Então eu creio que esses 40 anos tem esse sentimento de pertencimento e de desejo de fazer com que ela cresça e avance cada vez mais.

Gestão de Evandro Alberto, ex-reitor 

Olha, nós fizemos a maior transformação da história da Universidade Estadual. Primeiro, nós pactuamos um investimento que foi o maior desde que a Uespi existe. Pactuado com o governador Rafael Fonteles, que ultrapassa 100 milhões de reais em investimento em infraestrutura, construção, reforma e ampliação. Além disso, nós tivemos a sorte de fazer uma excelente articulação com a bancada federal e também com os deputados estaduais, com os senadores, que nos permitiu adquirir recursos para a compra de equipamentos. 

Programação e 40 anos da Uespi 

As atividades tiveram início às 9 horas, no Salão da Reitoria do Palácio Pirajá, com a transmissão administrativa dos cargos de reitor e vice-reitora. Em seguida, às 10 horas, no Auditório do Palácio Pirajá, ocorreu a posse dos novos pró-reitores da Uespi para o exercício de 2026, consolidando a equipe que atuará ao longo da nova gestão. 

No período da tarde, a partir das 17 horas, no Hall do Centro de Convenções de Teresina, foi realizada a abertura da Exposição Uespi 40 anos, que apresentou ao público a trajetória da universidade por meio de registros históricos, projetos e iniciativas que marcaram suas quatro décadas de atuação no Piauí. Às 18 horas, no Auditório do Centro de Convenções, aconteceu o espetáculo Uespi – 40 anos de cantos e encantos, com apresentações artísticas em celebração à identidade e à cultura da instituição.

Às 18h30, no Auditório do Centro de Convenções de Teresina, foi realizada a solenidade oficial de posse do reitor e da vice-reitora, com a presença de autoridades, docentes, técnicos administrativos, estudantes e convidados, marcando o início do novo ciclo administrativo da universidade.