UFMA se posiciona sobre apresentação erótica de piauiense em evento acadêmico
De acordo com a instituição, a situação está sendo averiguada e providências serão adotadasApós ampla repercussão do vídeo de Tertuliana Lustosa, cantora e ativista LGBT+ durante o seminário "Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global, realizado na quinta-feira (17/10) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a instituição emitiu uma nota sobre caso. (Veja o vídeo no final da matéria)
Conforme explicou a organização do evento, Tertuliana estava no centro de ensino com o objetivo de compartilhar sua pesquisa de vivência artística, incluindo uma performance musical. Durante a ocasião, a convidada piauiense sobe em uma cadeira e começa a fazer uma performance erótica, exposto até as partes íntimas do corpo.
Segundo a organização do evento, Tertuliana foi convidada para compartilhar sua pesquisa e vivência artística, incluindo uma performance musical. Em determinado momento, a piauiense sobe em uma cadeira e inicia uma performance erótica, expondo regiões íntimas do corpo.
A instituição reforçou seu compromisso com a pluralidade de ideias, afirmando que, ainda que a liberdade de expressão seja fundamental na academia, é necessário garantir um ambiente harmônico e respeitoso para toda a comunidade. A universidade informou ainda que está averiguando a situação e tomará as providências necessárias após ouvir todas as partes envolvidas.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
ATENÇÃO! A Universidade Federal do Maranhão informa que, seguindo as recomendações contidas na CARTILHA DE CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS FEDERAIS EM ELEIÇÕES, desativará temporariamente os comentários em suas redes sociais, durante o período eleitoral, compreendido entre o período de 06/07/2024 a 06/10/2024 (1º turno)-27/10/2024 (2° turno).
Ressaltamos que os contatos por mensagens privadas nas redes sociais continuarão abertas e que, tão logo o período eleitoral acabe, os comentários serão reativados. Após o período, serão envidados esforços para retomar a interatividade nas respectivas plataformas.