Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Valorizando a Identidade Piauiense: O Compromisso de Rafael Fonteles

O governador defende que o maior patrimônio do estado são seus cérebros

No cenário político do Piauí, sob a liderança do governador Rafael Fonteles, uma nova abordagem tem sido adotada para enaltecer o orgulho de ser piauiense. Mais do que discursos eloquentes, o governo tem demonstrado um compromisso real em valorizar diversos aspectos da cultura local, características distintivas e potenciais do estado. 

Foto: ReproduçãoMarcelo Nolleto e Rafael Fonteles
Secretario Marcelo Nolleto e governador Rafael Fonteles

Rafael Fonteles, um produto genuíno da educação piauiense, defende que o maior patrimônio do estado são seus cérebros. Desde a infância, ele experimentou os benefícios de uma educação de qualidade e, como governador, tem priorizado a educação como uma ferramenta-chave para o desenvolvimento. Sob sua gestão, determinou que todas as escolas do estado sejam de tempo integral e ofereçam ensino profissionalizante, reconhecendo a importância de formar cidadãos capacitados para enfrentar os desafios do século 21. 

Essa visão é compartilhada com a valorização da identidade cultural. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cultura nacional é amplamente celebrada, e a bandeira americana é um símbolo onipresente na mídia e no cinema. Da mesma forma, o Governo do Piauí tem promovido uma cruzada para enaltecer a cultura local, destacando nossos potenciais latentes, trabalhando com parceiros nacionais e internacionais para criar oportunidades de desenvolvimento enquanto preserva a riqueza da tradição, da gastronomia, da música e das festas populares do estado.

Um exemplo concreto dessa iniciativa é a decisão da Secretaria de Governo (Segov) de hastear 25 bandeiras do Piauí na fachada do Karnakinho, em frente ao Palácio de Karnak, como um símbolo da valorização da identidade piauiense como política de governo. Essa ação simbólica visa não apenas promover o sentimento de pertencimento entre os piauienses, mas também reforçar a mensagem de que o estado valoriza sua história, sua cultura e suas tradições. 

Foto: Rafael MendesKarnakinho, em frente ao Palácio de Karnak
Karnakinho, em frente ao Palácio de Karnak

Por outro lado, o enaltecimento do orgulho de ser piauiense vai além de ícones e gestos simbólicos. O governo tem investido em projetos audaciosos que vão colocar o Piauí numa posição econômica e de desenvolvimento antes apenas sonhada. A construção do Porto Piauí, o reforço da indústria de geração energética limpa - nossa vocação - e seu posterior emprego na produção de Hidrogênio Verde colocarão o estado na vanguarda do desenvolvimento mundial, resultando na melhoria da qualidade de vida para todos os piauienses. E não é sonho para o futuro: já está acontecendo. 

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíInauguração do Porto Piauí
Inauguração do Porto Piauí

Em última análise, a valorização da identidade piauiense não é apenas uma questão de retórica, mas sim de ações concretas e políticas públicas efetivas. Sob a liderança de Rafael Fonteles, o Governo do Piauí está empenhado em promover um sentimento de orgulho e pertencimento entre os piauienses, reconhecendo que a força e a identidade de um estado residem em sua cultura e em seu povo. Mais do que orgulho vazio, as políticas deste governo nos dizem: piauiense, você pode!

Comente