Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conclave no Vaticano: equipe de apoio e clero fazem juramento de sigilo

Equipe do Vaticano faz juramento de sigilo antes do conclave para eleição papal secreta
Redação

No Vaticano, a preparação para o próximo conclave, o processo eleitoral secreto que define um novo pontífice, está em andamento. Além dos cardeais eleitores, cozinheiros, faxineiros e equipes de apoio também foram convocados a prestar juramento de sigilo. O compromisso foi realizado na Capela Paulina, antecipando os votos dos cardeais na Capela Sistina.

Compromisso e Procedimentos do Conclave

O juramento de sigilo é uma exigência para todos os participantes designados a auxiliar no conclave, com a grave penalidade de excomunhão em caso de quebra do juramento. Durante o processo, os 133 cardeais eleitores se reúnem diariamente para discutir os desafios da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fieis, antes da escolha do sucessor do falecido papa Francisco, em abril.

A partir do início do conclave, os cardeais ficarão isolados, sem contato com o mundo exterior. A primeira votação está agendada para a tarde de quarta-feira. Nos dias seguintes, duas votações são realizadas diariamente, buscando uma maioria de dois terços para a eleição do novo papa.

Seguindo os regulamentos estabelecidos, se nenhum candidato for escolhido nos três primeiros dias, os cardeais devem fazer uma pausa para oração de um dia antes de continuar o processo. A única comunicação com o mundo externo será por meio de uma chaminé sobre a Capela Sistina.

Por meio da queima das cédulas de votação, os cardeais indicarão o resultado: fumaça preta para votações inconclusivas e fumaça branca para anunciar a eleição de um novo papa.

Comente