Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Franceses criam sol artificial com duração de 22 segundos e ultrapassam China

Os cientistas concentraram fusões de plasma que geraram um calor de 50 milhões de graus
Redação

O reator de fusão WEST, localizado na França, alcançou um novo recorde mundial de fusão nuclear, superando o recente marco da China. Os cientistas franceses concentraram fusões de plasma que geraram um calor de 50 milhões de graus, o equivalente à temperatura no centro de uma bomba atômica, o suficente para deixar o 'sol' estável por 22 segundos.

Foto: ReproduçãoFranceses criam sol artificial com duração de 22 de segundos e ultrapassam China
Franceses criam sol artificial com duração de 22 de segundos e ultrapassam China

 Operado pelo Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives (CEA), o reator manteve o plasma em combustão por 1.337 segundos – mais de 22 minutos – superando em 25% o recorde anterior da China, que havia sido de 1.066 segundos, registrado em janeiro.

"O WEST atingiu um novo marco tecnológico significativo ao manter o plasma de hidrogênio por mais de vinte minutos, com a injeção de 2 MW de potência de aquecimento", afirmou Anne-Isabelle Etienvre, diretora de pesquisa fundamental do CEA. 

Com 2 megawatts sendo suficientes para abastecer mais de 1000 casas, ela acrescentou que os experimentos futuros terão como objetivo alcançar níveis de potência ainda mais elevados.

Comente