Franceses criam sol artificial com duração de 22 segundos e ultrapassam China
Os cientistas concentraram fusões de plasma que geraram um calor de 50 milhões de grausO reator de fusão WEST, localizado na França, alcançou um novo recorde mundial de fusão nuclear, superando o recente marco da China. Os cientistas franceses concentraram fusões de plasma que geraram um calor de 50 milhões de graus, o equivalente à temperatura no centro de uma bomba atômica, o suficente para deixar o 'sol' estável por 22 segundos.

Operado pelo Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives (CEA), o reator manteve o plasma em combustão por 1.337 segundos – mais de 22 minutos – superando em 25% o recorde anterior da China, que havia sido de 1.066 segundos, registrado em janeiro.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"O WEST atingiu um novo marco tecnológico significativo ao manter o plasma de hidrogênio por mais de vinte minutos, com a injeção de 2 MW de potência de aquecimento", afirmou Anne-Isabelle Etienvre, diretora de pesquisa fundamental do CEA.
Com 2 megawatts sendo suficientes para abastecer mais de 1000 casas, ela acrescentou que os experimentos futuros terão como objetivo alcançar níveis de potência ainda mais elevados.