Líder da extrema-direita de Portugal passa mal após beber água durante comício
André Ventura tossiu, levou as mãos ao peito e foi retirado do palco; eleições ocorrem no domingoO líder do Chega, André Ventura, passou mal nesta terça-feira (13/05) durante um comício em Tavira, no sul de Portugal. O episódio ocorreu enquanto ele discursava para apoiadores e tomou um copo d’água.
Imagens transmitidas ao vivo mostram o momento em que Ventura leva as mãos ao peito, depois à garganta, começa a tossir e se agacha. Seguranças invadiram o palco rapidamente e o retiraram do local.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Bombeiros de Tavira e uma ambulância foram acionados imediatamente. De acordo com o líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, Ventura está consciente e se recupera bem.
“Ele falou com a gente e disse uma coisa muito importante: não desistam porque vamos ganhar as eleições”, afirmou Pinto ao jornal Público.
Ainda não há diagnóstico sobre o que causou o mal-estar. “Foi algo súbito. Os médicos ainda irão avaliar”, completou.
O incidente ocorre a poucos dias das eleições legislativas em Portugal, marcadas para domingo (18/05). Será a terceira vez em três anos que os portugueses vão às urnas para escolher um novo Parlamento.
As pesquisas apontam liderança da Aliança Democrática, de centro-direita, liderada por Luis Montenegro, ex-primeiro-ministro que renunciou após denúncias de conflito de interesses. O Chega aparece com cerca de 17,9% das intenções de voto, um índice um pouco abaixo do registrado na última eleição.
Confira o vídeo: