Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Mulher é diagnosticada com AVC após levar um chupão no pescoço; entenda o caso

Uma lesão na artéria carótida provocou a doença em uma paciente na Nova Zelândia
Redação

Relatos médicos indicam que a pressão gerada por um chupão no pescoço pode causar lesões que, em casos extremos, podem resultar em um acidente vascular cerebral (AVC). E foi justamente isso que aconteceu com um paciente na Nova Zelândia. As informações são do G1. 

Foto: ReproduçãoMulher é diagnosticado com AVC após levar um chupão no pescoço; entenda o caso
Mulher é diagnosticada com AVC após levar um chupão no pescoço; entenda o caso

Na Nova Zelândia, médicos publicaram um estudo em uma revista científica sobre o caso de uma paciente de 44 anos que deu entrada no hospital com fraqueza e, logo depois, perdeu o movimento do braço direito. Após exames, os médicos identificaram sinais de AVC. 

Além desse, os médicos também relataram o caso de uma mulher de 35 anos, na Dinamarca, que foi socorrida de urgência devido a um AVC. O diagnóstico: o acidente vascular cerebral foi provocado por um chupão que ela havia recebido no pescoço 12 horas antes.

Como ocorre? 

Ao  G1, especialistas explicaram que a pressão exercida pela boca na região do pescoço pode causar uma lesão na artéria carótida, responsável por transportar sangue rico em oxigênio do coração para o cérebro.

O neurologista Felipe Aydar Sandoval, do Hospital Sírio-Libanês, esclareceu que o nome técnico dessa lesão é dissecção da artéria carótida, que se refere a uma ruptura na parede da artéria. Isso pode levar a sangramentos e reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O especialista explica que esse tipo de lesão pode ocorrer não apenas devido a um chupão ou pancadas em acidentes, mas também em diversas atividades cotidianas, como natação, crossfit, práticas de lutas e até mesmo ao andar de montanha-russa.

Comente