ONU destaca mulheres na luta contra a invisibilidade em desastres climáticos
Evento será uma oportunidade para integrar a perspectiva de gênero nas políticas climáticas globaisA ONU enfatizou a urgência de garantir que as mulheres também sejam protagonistas na construção de respostas eficazes sobre crises e desastres climáticos. Na 69ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW69), realizada entre os dias 10 e 21 de março, na sede da ONU, em Nova York, especialistas e líderes globais destacaram a vulnerabilidade feminina frente aos desastres climáticos e sua exclusão das discussões sobre soluções.
O painel “Mulheres na Linha de Frente da Resiliência Climática e Gestão de Riscos de Desastres” foi organizado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Brasil, o Ministério das Mulheres do Brasil, ONU Mulheres Brasil e o Pacto Global – Rede Brasil.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Mulheres e meninas mais vulneráveis às crises climáticas
Mulheres e meninas enfrentam impactos mais severos de desastres como inundações, secas e ondas de calor, enquanto também têm a responsabilidade de garantir recursos essenciais para suas famílias. Apesar disso, a presença feminina nos relatos sobre mudanças climáticas é muito baixa. A ONU aponta que a ausência da mulher prejudica a criação de políticas públicas adequadas às necessidades de quem mais sofre com os impactos climáticos.
COP30: O Brasil no centro das discussões climáticas
A COP30, que acorre em novembro de 2025, em Belém do Pará, coloca o país no epicentro das discussões climáticas. A Amazônia, que enfrenta desmatamento e queimadas, será um dos focos do evento, assim como a preservação da floresta, com a meta do Brasil de erradicar o desmatamento até 2030.
O evento será uma oportunidade para integrar a perspectiva de gênero nas políticas climáticas globais, destacando a importância de incluir as mulheres na tomada de decisões.
