Primeiro paciente com rim transplantado de porco recebe alta; médico é brasileiro
Médico brasileiro que comandou a cirurgia mundialmente inédita comemorou sucesso da operaçãoNa quarta-feira (03/04), um marco histórico na medicina foi celebrado nos Estados Unidos com a alta hospitalar de Rick Slayman, de 62 anos, o primeiro paciente a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado. O procedimento inédito foi conduzido com sucesso pelo Massachusetts General Hospital (MGH), e Slayman está agora em casa, continuando sua recuperação ao lado de sua família.
O anúncio da alta de Slayman foi feito pelo próprio MGH por meio das redes sociais, onde expressaram sua satisfação com o progresso do paciente. O médico brasileiro Leonardo Riella, líder da equipe que realizou o transplante, também celebrou o marco nas redes sociais, expressando esperança de que esse seja o primeiro de muitos avanços nesse campo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"Esperamos que este seja um primeiro passo que traga esperança a muitos pacientes que aguardam um transplante renal", escreveu Riella em sua conta no X.

Embora Slayman ainda não tenha feito declarações públicas sobre a cirurgia, em um comunicado compartilhado pelo hospital, ele expressou sua gratidão aos médicos e compartilhou sua alegria com o progresso de sua recuperação.
"Esse momento de deixar o hospital hoje com um dos atestados mais saudáveis que já tive em muito tempo é algo que desejei por muitos anos. Agora é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida", afirmou o paciente.
Slayman, um morador de 62 anos de Weymouth, Massachusetts, foi diagnosticado com doença renal em estágio terminal, e o transplante de rim de porco geneticamente modificado representou uma esperança renovada para sua saúde e qualidade de vida.
With tremendous joy, I share that our patient who received a gene-edited pig kidney transplant was discharged home today after removal of his dialysis access. We hope that this is a first step that will bring hope to many patients waiting for a kidney transplant #xenotransplant pic.twitter.com/Cb9vkyoaBO
— Leonardo V. Riella (@LVRiella) April 3, 2024
Com informações do CNN Brasil