Saiba quem é o cardeal que usa branco durante a eleição do novo papa
Enquanto a maioria dos clérigos optava pelas tradicionais batinas, Radcliffe se destacou por trajeCardeal Timothy Radcliffe, destaque da Capela Sistina, chamou a atenção ao usar vestes brancas durante a eleição do novo papa. Enquanto a maioria dos clérigos optava pelas tradicionais batinas vermelhas e brancas, Radcliffe se destacou pela diferença em seu traje.
“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro está a de promover a comunhão. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre as pessoas, os povos e as culturas, sempre com o objetivo de que a Igreja seja casa e escola de comunhão” #Homilia #Conclave pic.twitter.com/plfdcIX0ZR
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 7, 2025
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A História de Timothy Radcliffe
Nascido em Londres em 22 de agosto de 1945, o cardeal Timothy Peter Joseph Radcliffe entrou para a Ordem Dominicana em 1965. Após completar seus estudos em Oxford e Paris, ele iniciou sua carreira lecionando a Sagrada Escritura na Universidade de Oxford.
Radcliffe foi ordenado sacerdote em 2 de outubro de 1971 e desde então tem sido um defensor ativo do movimento pela paz. Além disso, ele é membro da Agência da Igreja Católica da Inglaterra e do País de Gales (CAFOD), organização dedicada a apoiar causas de caridade e desenvolvimento em países estrangeiros.
Participante da Comissão Teológica da Caritas Internacional, Radcliffe recebeu títulos honorários de diversas instituições acadêmicas em países como França, Itália e Estados Unidos. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi laureado com o Prêmio Michael Ramsey de escrita teológica em 2007.
Nomeado cardeal pelo papa Francisco em 7 de dezembro de 2024, Radcliffe teve permissão especial do pontífice para usar vestes brancas em vez do traje tradicional dos cardeais. Essa distinção não o impede, no entanto, de exercer seu direito de voto nos conclaves.