Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí tem dois alertas de chuva; previsão indica maior intensidade no Sul

São Raimundo Nonato registrou precipitação de 20 milímetros na manhã desta segunda (10)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta segunda-feira (20/10), dois alertas de chuvas para o Piauí. Os indicativos seguem até esta terça (11). 

Foto: INMETINMET
INMET

O alerta amarelo (perigo potencial) abrange o Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense e sudoeste Piauiense. Podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta laranja (perigo) corresponde ao sudoeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudeste Piauiense. Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações, a população pode obter junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas no piauí:

Depois de um longo período de estiagem, São Raimundo Nonato registrou, na manhã desta segunda-feira (20/10), a primeira chuva dos últimos meses. Segundo o morador Antônio, que realiza o acompanhamento pluviométrico na cidade, a precipitação foi de aproximadamente 20 milímetros.

Foto: ReproduçãoSão Raimundo Nonato registra primeira chuva após meses de estiagem
São Raimundo Nonato registra primeira chuva após meses de estiagem

O registro marca o fim de uma sequência de meses sem chuvas significativas na região. A ocorrência foi confirmada em vários bairros do município e foi suficiente para deixar o clima mais ameno.

Moradores relataram que aguardavam o retorno das chuvas, especialmente os agricultores locais, que dependem das precipitações para o preparo do solo e o início das plantações. Até o momento, não há previsão de novos acumulados, mas o registro é visto como um indicativo do início do período chuvoso no município.

Comente