Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

SEMARH mobiliza estudantes em Teresina no Dia Internacional da Educação Ambiental

Ações integradas reforçam conscientização sobre meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas
Redação

Quando ensinada desde cedo, a educação ambiental tem o poder de transformar a sociedade e contribuir para a preservação do planeta. Em alusão ao Dia Internacional da Educação Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí promoveu, em Teresina, um encontro que reuniu alunos das redes estadual e municipal de ensino, dando visibilidade a projetos e práticas voltadas à conscientização ambiental. 

Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, destacou a importância da educação como ferramenta fundamental no enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas, da escassez hídrica e da degradação ambiental. Segundo ele, a iniciativa fortalece parcerias com a Secretaria de Educação, escolas estaduais e municipais, formando cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a pauta ambiental.

“A gente sabe que a educação muda o mundo, mas também a conscientização das pessoas por meio dessa educação com certeza vai melhorar os impactos decorrentes das mudanças climáticas, a escassez hídrica que está acontecendo não só no Brasil, em todo o mundo. Recentemente a ONU fez um estudo que é uma preocupação para toda a humanidade e também a questão de degradação do meio ambiente. Então a gente tem que educar cada vez mais as pessoas e a gente está fortalecendo isso em parceria com a SEDUC, com as escolas estaduais e também com as escolas municipais para que esses cidadãos no futuro tenham aí um pensamento crítico, consciente e cada vez mais comprometido com a pauta ambiental”, disse o secretário. 

Alunos também tiveram espaço para compartilhar experiências. Francisco Pietro, estudante do CETI Deputado Milton Brandão, ressaltou a importância de incentivar o plantio de árvores tanto na cidade quanto em casa e na escola. “A gente já convive com isso desde a escola, que também é considerada nossa segunda casa”, afirmou.

Os estudantes do CETI Deputado Milton Brandão, localizado na zona Sudeste de Teresina, desenvolvem desde 2013 um projeto baseado no artigo 225 da Constituição Federal, que garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Na escola de tempo integral, diversas ações são realizadas mensalmente, reforçando a prática da sustentabilidade no dia a dia. 

Entre os projetos, a reutilização da água é um dos destaques. A estudante Beatriz Vitória explicou que a água proveniente do ar-condicionado é reaproveitada para regar as plantas da escola, reduzindo o consumo e promovendo a economia de recursos naturais.

"Nossa escola tem vários projetos. Um deles, como você falou, é a reutilização da água. Nossas plantas, as plantas da escola, a gente reutiliza a água do ar condicionado para regar as plantas. Acaba que não gasta mais água e sim economiza", disse a estudante.