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Com mais de R$ 500 milhões investidos, projeto da Natura busca melhorar a educação

100% dos lucros obtidos com as vendas da linha de produtos não cosméticos Natura Crer Para Ver
Redação

Desde 1995 a Natura vem atuando pela melhoria da educação pública. Ao perceber a educação como o principal meio possível para a transformação da sociedade, a marca envolve toda sua rede, no desenvolvimento do programa Natura Crer Para Ver. Para além de educação para a própria rede de Consultoras e Consultores de Beleza, o foco atual do projeto é colaborar para a alfabetização das crianças na idade certa e para que os jovens tenham um Ensino Médio público com educação integral, apoiando Políticas Públicas que fomentem ações de educação para a vida em 6 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Para Agenor Leão, vice-presidente de Negócios Natura e Avon Brasil, a marca Natura Crer Para Ver, criada há 28 anos para angariar recursos para projetos educacionais, é um grande exemplo de engajamento e confiança da rede nos propósitos defendidos pela empresa. “Consideramos a educação uma ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. Criamos um grande círculo virtuoso, formado por uma rede de pessoas que colaboram para a educação pública, tanto comprando quanto vendendo os produtos que possibilitam nossas ações”, comenta o executivo. “O aumento da arrecadação todos os anos comprova o quanto nossa rede está comprometida com esse movimento e reafirma o poder mobilizador das pessoas para a transformação da sociedade”, avalia. Em 2022, mais de mais de 1 milhão de consultoras compraram pelo menos 1 produto da linha.

Foto: ReproduçãoNatura Crer Para Ver
Natura Crer Para Ver

Apenas no Brasil, são 21 estados parceiros, 4.820 escolas envolvidas e quase 3 milhões de estudantes contemplados com as ações. No último ano foram arrecadados R$47,8 milhões no Brasil, um aumento de R$1,2 milhão em comparação a 2021. Em toda América Latina a arrecadação foi de R$82 milhões no mesmo período. Os valores são arrecadados mediante ação conjunta entre marca e Consultoras de Beleza Natura, que renunciam 100% do lucro obtido com a venda dos produtos da linha Natura Crer Para Ver.

Os recursos são destinados e aplicados por meio do Instituto Natura (IN), criado em 2010 para concentrar as iniciativas educacionais. Atualmente o projeto social está presente em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Apenas no Brasil foram investidos R$53,1 milhões de reais no último ano. Ao todo, desde 1995, mais de R$500 milhões de reais foram investidos em ações em prol da educação.

“Nós, do Instituto Natura, acreditamos que todas as crianças e jovens têm direito a uma educação de qualidade. Só assim teremos um mundo mais justo, próspero e solidário. Trabalhamos intensamente de forma colaborativa junto ao poder público, o terceiro setor e especialistas para termos uma educação de qualidade nos países em que atuamos”, ressalta David Saad, diretor-presidente do IN. A instituição trabalha baseada em três pilares: apoio a implementação de políticas públicas da educação na alfabetização e ensino médio; articulação com a esfera pública e terceiro setor sobre agendas prioritárias sobre o tema; e educação e mobilização para as Consultoras de Beleza.

Educação também para as Consultoras de Beleza
Como grandes viabilizadores das iniciativas educacionais da Natura, as Consultoras e os Consultores de Beleza estão inseridos no projeto de ponta a ponta. “Na Natura trabalhamos para desenvolvê-las tanto no âmbito profissional, oferecendo ferramentas para auxiliar sua atividade de consultoria, quanto no âmbito pessoal, as apoiando para que concluam seus estudos ou voltem a estudar. É o que buscamos para ampliar a geração de impacto positivo através do nosso modelo de negócio”, diz Agenor Leão.

Atuando em seis países, incluindo todas as 27 unidades federativas brasileiras, o projeto voltado para as Consultoras de Beleza Natura já beneficiou mais de 324 mil delas. As ações para fortalecer o desenvolvimento educacional da rede englobam educação formal; letramento digital e financeiro; língua portuguesa; matemática e cidadania.

O último levantamento sobre a qualidade de vida das Consultoras de Beleza Natura, realizado em 2022, demonstra a importância de ações efetivas sobre o tema. Com crescimento de 3,6%, o maior já registrado desde sua criação em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras de Beleza Natura (IDH-CN) alcançou o valor de 0.632 (em uma escala que vai de 0 a 1). Criado com base no IDH desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH-CN utiliza as dimensões de Saúde, Vida Digna e Conhecimento. O último sendo o pilar responsável por impulsionar o bom resultado do índice.  

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

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